Quando começamos a nossa vida escolar, encontramos um mundo novo, que até então não conhecemos. Encontramos pessoas novas, realidades que por muitas vezes nos assusta e faz com que tenhamos medo de enfrentar algo novo. Então, começar a frequentar a creche para a criança é um momento muito difícil, pois é nesse lugar que ela vai se deparar com desafios que ela não é acostumada a enfrentar. É um processo que envolve a escola e a família, assim, caminhando juntas para um período tranquilo e satisfatório. Portanto, este trabalho tem o objetivo de trazer uma descrição de como acontece à adaptação da criança na Educação Infantil, buscando avaliar as práticas que as professoras utilizam e relacionar com o apoio que a família dar nesse processo. Utilizamos a pesquisa qualitativa para buscarmos compreender a realidade nessa temática na Creche Municipal Nossa Senhora de Fátima, na cidade do Crato-ce. A técnica do Discurso do Sujeito Coletivo foi usada para analisar os dados coletados durante a pesquisa de campo. Assim, podemos perceber que o processo de adaptação da criança na Educação Infantil é um momento complexo e que ao mesmo tempo é importante e essencial para vida de qualquer criança.


Palavras-chave:
Adaptação; Processo; Educação Infantil; Criança; Família; Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário