A educação de crianças pequenas vem sendo um assunto bastante discutido ao longo dos tempos, sendo consideradas inúmeras questões que influenciam a trajetória da busca pela Educação Infantil em nosso país. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo verificar se o direito ao brincar estava sendo garantido em uma creche pública situada no bairro São Miguel no Crato-CE, considerando que a brincadeira é direito da criança e uma forma de aprendizagem e desenvolvimento da mesma. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso, mediante observações sistemáticas da rotina da instituição. Os resultados encontrados apontam que as crianças tinham uma rotina dentro da instituição, com horário para entrarem e saírem da creche, assim como para lanchar, descansar e brincar. Essa rotina ajuda as crianças a desenvolverem sua independência, sabendo que precisam de tempo para se organizar e realizarem suas tarefas.  Concluímos, portanto, que a aprendizagem e desenvolvimento das crianças dispõem de inúmeras situações para acontecerem, que as instituições de Educação Infantil precisam oferecer as crianças pequenas condições para que estimulem esse desenvolvimento. Percebeu-se que o brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, por isso deve ser destinado um tempo para as crianças brincarem, assim elas aprendem e desenvolvem suas capacidades cognitivas e motoras, sem perder a essência da sua infância.   



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