Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
A
educação de crianças pequenas vem sendo um assunto bastante discutido ao longo
dos tempos, sendo consideradas inúmeras questões que influenciam a trajetória
da busca pela Educação Infantil em nosso país. Nesse sentido, o presente
trabalho teve como objetivo verificar se o direito ao brincar estava sendo
garantido em uma creche pública situada no bairro São Miguel no Crato-CE,
considerando que a brincadeira é direito da criança e uma forma de aprendizagem
e desenvolvimento da mesma. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa,
desenvolvida por meio de um estudo de caso, mediante observações sistemáticas
da rotina da instituição. Os resultados encontrados apontam que as crianças
tinham uma rotina dentro da instituição, com horário para entrarem e saírem da
creche, assim como para lanchar, descansar e brincar. Essa rotina ajuda as
crianças a desenvolverem sua independência, sabendo que precisam de tempo para
se organizar e realizarem suas tarefas.
Concluímos, portanto, que a aprendizagem e desenvolvimento das crianças
dispõem de inúmeras situações para acontecerem, que as instituições de Educação
Infantil precisam oferecer as crianças pequenas condições para que estimulem
esse desenvolvimento. Percebeu-se que o brincar é fundamental para o
desenvolvimento infantil, por isso deve ser destinado um tempo para as crianças
brincarem, assim elas aprendem e desenvolvem suas capacidades cognitivas e
motoras, sem perder a essência da sua infância.
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