A presente pesquisa caracteriza-se como uma investigação que buscou compreender a visão que os professores que atuam na Educação Infantil manifestam sobre a importância do brincar na formação da criança. O interesse pelo tema deu-se durante a realização do Estágio Supervisionado no VI semestre do Curso de Pedagogia da URCA realizado numa turma de pré-escola onde foi possível perceber que os professores utilizavam a brincadeira apenas nos momentos destinados à recreação, no instante chamado recreio. Como objetivo este trabalho buscou investigar como as brincadeiras são consideradas no cotidiano da Educação Infantil pelos docentes assim como compreender os fundamentos apresentados pelos professores acerca da consideração do brincar no seu trabalho pedagógico. Como colaboradores da pesquisa figuraram cinco professoras que atuavam em turmas de pré-escola na Instituição de Educação Infantil de rede municipal no município do Crato. Na definição metodológica tratou-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo tendo como instrumento de coleta questionários contendo questões abertas além da observação direta. Na análise dos dados optamos pela Analise de Conteúdo de Bardin (2009). Realizou-se ainda um estudo bibliográfico tendo-se como referencial teórico os pressupostos de Ariès (1998), Vygotsky (2007), Kishimoto (1993), Friedmann (2006), Antunes (2009), Dornelles (2001) e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - MEC (1998). Concluiu-se com a pesquisa que o brincar embora reconhecido como importante linguagem infantil tem sido mais assumido por alguns professores como suporte para o ensino de conteúdos escolares. Esta pesquisa se mostrou relevante por destacar importantes aspectos do brincar na educação da criança contribuindo para que os alunos do Curso de Pedagogia, em seu processo de formação para a docência compreendam o brincar a partir de sua constituição, significação e implicação no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil.


PALAVRAS-CHAVE: Brincadeira, Criança, Aprendizagem, Brinquedo e Educação Infantil.

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