Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
A presente pesquisa caracteriza-se como uma investigação que
buscou compreender a visão que os professores que atuam na Educação Infantil
manifestam sobre a importância do brincar na formação da criança. O interesse
pelo tema deu-se durante a realização do Estágio Supervisionado no VI semestre
do Curso de Pedagogia da URCA realizado numa turma de pré-escola onde foi
possível perceber que os professores utilizavam a brincadeira apenas nos
momentos destinados à recreação, no instante chamado recreio. Como objetivo
este trabalho buscou investigar como as brincadeiras são consideradas no
cotidiano da Educação Infantil pelos docentes assim como compreender os
fundamentos apresentados pelos professores acerca da consideração do brincar no
seu trabalho pedagógico. Como colaboradores da pesquisa figuraram cinco
professoras que atuavam em turmas de pré-escola na Instituição de Educação
Infantil de rede municipal no município do Crato. Na definição metodológica
tratou-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo tendo como
instrumento de coleta questionários contendo questões abertas além da
observação direta. Na análise dos dados optamos pela Analise de Conteúdo de
Bardin (2009). Realizou-se ainda um estudo bibliográfico tendo-se como referencial
teórico os pressupostos de Ariès (1998), Vygotsky (2007), Kishimoto (1993),
Friedmann (2006), Antunes (2009), Dornelles (2001) e os Referenciais
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - MEC (1998). Concluiu-se com a
pesquisa que o brincar embora reconhecido como importante linguagem infantil
tem sido mais assumido por alguns professores como suporte para o ensino de
conteúdos escolares. Esta pesquisa se mostrou relevante por destacar
importantes aspectos do brincar na educação da criança contribuindo para que os
alunos do Curso de Pedagogia, em seu processo de formação para a docência
compreendam o brincar a partir de sua constituição, significação e implicação
no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil.
PALAVRAS-CHAVE: Brincadeira, Criança,
Aprendizagem, Brinquedo e Educação Infantil.
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