O presente estudo foi desenvolvido no intuito de abordar questões relativas à formação inicial e continuada dos profissionais do magistério que conforme os PCNs e o CNE/CP de 1996 a formação mínima é o ensino superior. Com relação à formação continuada, esta também é de fundamental importância porque é a partir dela que o professor irá aprimorar seus conhecimentos, se manter atualizado e adquirir novos conhecimentos, a mesma poderá se fazer através de pós-graduação, cursos, capacitações, treinamento e palestras na área. Outra temática aqui presente é a alfabetização e o letramento que no entendimento de algumas pessoas trata-se de uma mesma questão, porém não é, porque a alfabetização está ligada ao processo de aprendizado da leitura e escrita, já o letramento perpassa este processo, porque o indivíduo letrado é capaz de ler, interpretar, argumentar e desenvolver suas próprias concepções e fazer uso social da leitura e da escrita. O Objetivo Geral, desta pesquisa é refletir sobre os métodos educativos utilizados pelos professores do Ensino Fundamental para alfabetizar crianças de 6 a 9 anos. E os objetivos específicos são: analisar as teorias pedagógicas do processo de aquisição do domínio da linguagem escrita, conhecer os métodos  utilizados pelas professoras alfabetizadores de duas escolas do município de Crato, relatar algumas deficiências que surgem no decorrer da alfabetização. Este tema é de grande importância, pois o domínio das formas de linguagem apresenta-se como elemento fundamental na sociedade contemporânea, baseada na informação e no conhecimento. Portanto podemos levantar a seguinte questão: Já que tanto a leitura quanto a escrita são importantes para que o ser humano possa se comunicar, vale perguntar: como a escola vem trabalhando a alfabetização? A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo através da aplicação 06 questionários a professores de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental de duas escolas do município de Crato-CE. Foram abordados os métodos alfabético, fônico, silábico, de palavração, de sentenciação e o global. Sabe-se que os professores costumam escolher alguns desses métodos, conforme suas convicções, bem como de acordo com a realidade que eles vivenciam em sala de aula. 


Palavras-chave: Formação de professores. Alfabetização. Letramento. Métodos de alfabetização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário