Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O
presente estudo foi desenvolvido no intuito de abordar questões relativas à
formação inicial e continuada dos profissionais do magistério que conforme os
PCNs e o CNE/CP de 1996 a formação mínima é o ensino superior. Com relação à
formação continuada, esta também é de fundamental importância porque é a partir
dela que o professor irá aprimorar seus conhecimentos, se manter atualizado e
adquirir novos conhecimentos, a mesma poderá se fazer através de pós-graduação,
cursos, capacitações, treinamento e palestras na área. Outra temática aqui
presente é a alfabetização e o letramento que no entendimento de algumas
pessoas trata-se de uma mesma questão, porém não é, porque a alfabetização está
ligada ao processo de aprendizado da leitura e escrita, já o letramento
perpassa este processo, porque o indivíduo letrado é capaz de ler, interpretar,
argumentar e desenvolver suas próprias concepções e fazer uso social da leitura
e da escrita. O Objetivo Geral, desta pesquisa é refletir sobre os métodos
educativos utilizados pelos professores do Ensino Fundamental para alfabetizar
crianças de 6 a 9 anos. E os objetivos específicos são: analisar as teorias
pedagógicas do processo de aquisição do domínio da linguagem escrita, conhecer
os métodos utilizados pelas professoras
alfabetizadores de duas escolas do município de Crato, relatar algumas
deficiências que surgem no decorrer da alfabetização. Este tema é de grande
importância, pois o domínio das formas de linguagem apresenta-se como elemento
fundamental na sociedade contemporânea, baseada na informação e no
conhecimento. Portanto podemos levantar a seguinte questão: Já que tanto a
leitura quanto a escrita são importantes para que o ser humano possa se
comunicar, vale perguntar: como a escola vem trabalhando a alfabetização? A
metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo através da aplicação 06
questionários a professores de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental de duas
escolas do município de Crato-CE. Foram abordados os métodos alfabético, fônico,
silábico, de palavração, de sentenciação e o global. Sabe-se que os professores
costumam escolher alguns desses métodos, conforme suas convicções, bem como de
acordo com a realidade que eles vivenciam em sala de aula.
Palavras-chave:
Formação de professores. Alfabetização. Letramento. Métodos de alfabetização.
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