O presente trabalho trata da docência masculina nas séries iniciais da educação básica e as relações de gênero que permeiam o espaço escolar. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Foi realizado um levantamento da presença masculina em salas de aula de educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental nas cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato e o levantamento de dados referente ao número de alunos matriculados no curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri - URCA. Um questionário de múltipla escolha foi realizado com alunos do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri - URCA. Foram escolhidos ainda três professores da rede pública municipal de ensino das cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato para serem entrevistados. Os objetivos do trabalho foram: analisar sobre o exercício da docência masculina na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, refletir sobre os desafios e enfrentamentos dos professores do sexo masculino no exercício da docência, detectar como os professores do sexo masculino lidam com os estereótipos de gênero e detectar quais as motivações e escolhas dos alunos homens por essa área de atuação. Os resultados apontam a escassez de homens tanto no curso de Pedagogia, quanto em salas de aula da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental na Região do Cariri, mostrando que essa ainda é uma área permeada por conflitos e preconceitos.
 Palavras-chave: Gênero, docência e educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário