Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O presente estudo teve como objetivo principal mostrar a
importância da psicomotricidade aqui transcritos: Os Jogos pedagógicos e o
desenvolvimento psicomotor da criança na idade de quatro (4) a cinco (5) anos.
Nesse sentido objetivou: Investigar como os jogos pedagógicos interferem no
desenvolvimento psicomotor da criança nessa faixa etária; observar a prática
pedagógica dos professores da educação infantil em sala de aula diante das
atividades que envolva os jogos educativos no tocante a psicomotricidade e suas
relações no contexto escolar; analisando quais aspectos psicomotores são
desenvolvidos a partir da inserção desses e as dificuldades apresentadas pelos
alunos. Como metodologia utilizou a pesquisa de campo para obtenção de dados
por meio de entrevistas, observação direta, diário de campo como material
formal para a pesquisa qualitativa e atividades práticas, a fim de analisar os
aspectos psicomotores e as dificuldades apresentadas pelos educandos da
educação infantil numa escola da rede pública municipal da cidade de Juazeiro
do Norte Ceará, mostrando os resultados por meio dos dados coletados.
Utilizando teóricos como Alves, Vigotsky, Negrine, Kishimoto, Oliveira entre
outros para assim fundamentar a pesquisa. Percorrido todo esse caminho foi
possível compreender que a psicomotricidade auxilia em vários campos do
desenvolvimento cognitivo e nesse sentido contribui para exercitar a comunicação,
manter laços afetivos, social e emocional, além de desenvolver a coordenação
motora da criança. Nessa perspectiva os jogos pedagógicos vêm fornecer subsidio
para este trabalho, mostrando que esses preparam os educandos para aquisição do
conhecimento através dos estímulos dentro da sala de aula, além de desenvolver
um raciocínio de forma descontraída para sua compreensão. A pesquisa mostra o
papel do professor ao trabalhar com jogos educativos e a vivência lúdica como
diferencial em sua prática, mostrando a forma como ele planeja e executa sua
aula, além disso, revela as dificuldades que os mesmos apresentam no decorrer
do ano letivo e a falta de material para que essa ação aconteça. Envolve o ato
de brincar como parte do ser social nesse processo de construção do
conhecimento e o papel que eles vêm assumir durante o seu desenvolvimento,
permitindo assim que ele assuma uma situação imaginária introduzida a partir do
brinquedo. Destaca conceito e momentos históricos a respeito do tema estudado a
fim de conhecer de onde e como surge a psicomotricidade e os jogos pedagógicos
no contexto escolar. Apresenta a importância desses assuntos e suas
contribuições como base fundamental essencial para a vida da criança. Busca
conhecer a si e o seu próprio corpo por meio de habilidades distintas.
Evidência que a sensibilidade corporal, a coordenação motora, temporal ou
visual, só ocorre por meio dos estímulos internos e externos e que através do
brincar a criança expressa seus sentimentos sejam eles de angústia, alegria,
raiva ou tristeza.
PALAVRAS CHAVES: Jogos
pedagógicos, Psicomotricidade, Prática pedagógica.
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