O presente estudo teve como objetivo principal mostrar a importância da psicomotricidade aqui transcritos: Os Jogos pedagógicos e o desenvolvimento psicomotor da criança na idade de quatro (4) a cinco (5) anos. Nesse sentido objetivou: Investigar como os jogos pedagógicos interferem no desenvolvimento psicomotor da criança nessa faixa etária; observar a prática pedagógica dos professores da educação infantil em sala de aula diante das atividades que envolva os jogos educativos no tocante a psicomotricidade e suas relações no contexto escolar; analisando quais aspectos psicomotores são desenvolvidos a partir da inserção desses e as dificuldades apresentadas pelos alunos. Como metodologia utilizou a pesquisa de campo para obtenção de dados por meio de entrevistas, observação direta, diário de campo como material formal para a pesquisa qualitativa e atividades práticas, a fim de analisar os aspectos psicomotores e as dificuldades apresentadas pelos educandos da educação infantil numa escola da rede pública municipal da cidade de Juazeiro do Norte Ceará, mostrando os resultados por meio dos dados coletados. Utilizando teóricos como Alves, Vigotsky, Negrine, Kishimoto, Oliveira entre outros para assim fundamentar a pesquisa. Percorrido todo esse caminho foi possível compreender que a psicomotricidade auxilia em vários campos do desenvolvimento cognitivo e nesse sentido contribui para exercitar a comunicação, manter laços afetivos, social e emocional, além de desenvolver a coordenação motora da criança. Nessa perspectiva os jogos pedagógicos vêm fornecer subsidio para este trabalho, mostrando que esses preparam os educandos para aquisição do conhecimento através dos estímulos dentro da sala de aula, além de desenvolver um raciocínio de forma descontraída para sua compreensão. A pesquisa mostra o papel do professor ao trabalhar com jogos educativos e a vivência lúdica como diferencial em sua prática, mostrando a forma como ele planeja e executa sua aula, além disso, revela as dificuldades que os mesmos apresentam no decorrer do ano letivo e a falta de material para que essa ação aconteça. Envolve o ato de brincar como parte do ser social nesse processo de construção do conhecimento e o papel que eles vêm assumir durante o seu desenvolvimento, permitindo assim que ele assuma uma situação imaginária introduzida a partir do brinquedo. Destaca conceito e momentos históricos a respeito do tema estudado a fim de conhecer de onde e como surge a psicomotricidade e os jogos pedagógicos no contexto escolar. Apresenta a importância desses assuntos e suas contribuições como base fundamental essencial para a vida da criança. Busca conhecer a si e o seu próprio corpo por meio de habilidades distintas. Evidência que a sensibilidade corporal, a coordenação motora, temporal ou visual, só ocorre por meio dos estímulos internos e externos e que através do brincar a criança expressa seus sentimentos sejam eles de angústia, alegria, raiva ou tristeza.


PALAVRAS CHAVES: Jogos pedagógicos, Psicomotricidade, Prática pedagógica.

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