A criança ao deparar-se com o universo externo ao ventre da mãe estabelece interpretações e emoções que nem sempre são explícitas através de representação oral, pois o individuo enquanto criança estabelece conceitos e os representa através do que sabe e não do que vê. O desenho infantil, com base neste aspecto de expressão emocional, pode der considerado instrumento pedagógico relevante no processo educativo, tendo em vista também os aspetos sociais, motores, cognitivos e de apreensão da linguagem, como meio para comunicar-se, ou desenvolver suas capacidades de auxilio para aprendizagem. O processo de aprendizagem, complexo e complementado por outras questões, é resultante de envoltos afetivos, capazes de auxiliar a criança no seu interesse por certo conteúdo. A educação abrange seus conceitos e necessidades de estudos, e por isso, este trabalho especifica um dos campos de estudos da área, sendo o desenho um instrumento pedagógico, relevante para o desenvolvimento infantil, e necessitado de estudo que compreenda e valorize os aspectos históricos do individuo. Considerando o aluno, ser dotado de necessidade individual e distinto dos demais.  Sendo uma pesquisa de cunho bibliográfico, abrange materiais que interligam os estudos desde as crianças, até fatores que favorecem a aprendizagem e as metodologias necessárias a salas de aula. 


Palavras chaves: Desenho da criança; Desenvolvimento infantil; Aprendizagem.


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