Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
A
criança ao deparar-se com o universo externo ao ventre da mãe estabelece
interpretações e emoções que nem sempre são explícitas através de representação
oral, pois o individuo enquanto criança estabelece conceitos e os representa
através do que sabe e não do que vê. O desenho infantil, com base neste aspecto
de expressão emocional, pode der considerado instrumento pedagógico relevante
no processo educativo, tendo em vista também os aspetos sociais, motores,
cognitivos e de apreensão da linguagem, como meio para comunicar-se, ou
desenvolver suas capacidades de auxilio para aprendizagem. O processo de
aprendizagem, complexo e complementado por outras questões, é resultante de
envoltos afetivos, capazes de auxiliar a criança no seu interesse por certo
conteúdo. A educação abrange seus conceitos e necessidades de estudos, e por
isso, este trabalho especifica um dos campos de estudos da área, sendo o
desenho um instrumento pedagógico, relevante para o desenvolvimento infantil, e
necessitado de estudo que compreenda e valorize os aspectos históricos do
individuo. Considerando o aluno, ser dotado de necessidade individual e distinto
dos demais. Sendo uma pesquisa de cunho
bibliográfico, abrange materiais que interligam os estudos desde as crianças,
até fatores que favorecem a aprendizagem e as metodologias necessárias a salas
de aula.
Palavras
chaves: Desenho da criança; Desenvolvimento infantil; Aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário