Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O ensino de
matemática por muitas vezes é apresentado de forma a conduzir, reprimir e
desestimular o educando frente aos números e operações. O chamado “bicho papão”
ou terror das disciplinas escolares condiz com a matemática escolar, sendo esta
a mais complicada e temida pelos alunos. Os professores, por sua vez,
necessitam buscar e possibilitar ensinos que ultrapasse a ideia divulgada e
percebida pelos os alunos. Dessa forma, surge a ideia de propor e desenvolver
aulas que chamem a atenção dos mesmos e que os envolvam em uma busca constante
de interação, elaboração e assimilação para aliar-se à construção e
formalização dos conceitos relacionados à disciplina em questão. Nesse sentido,
a introdução dos jogos e brincadeiras como um recurso pedagógico nas aulas de
matemática, vem a sugerir e propor uma mudança no processo de ensino e
aprendizagem dos conceitos matemáticos. Vale ressaltar que todos esses termos
(jogos e brincadeiras) se misturam e se confundem. Portanto, faremos uso deles
através do tema lúdico na matemática. Para isso realizou-se, esta pesquisa,
tendo o propósito de analisar e identificar a relevância do uso dos jogos e
brincadeiras como um elo importante entre a prática educativa coerente, com o
desenvolvimento intelectual do educando, possibilitando assim ao mesmo,
levantar hipótese, questionar e se apropriar do saber mediado pelo o educador.
Dessa forma, o estudo iniciou-se a partir de um levantamento bibliográfico, que
incluiu autores como, Alexandra Arce, Giardinetto e Mariani, Philippe Ariès,
Elaine S. Araújo e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, entre
outros. Toda a finalidade foi fundamentar e esclarecer a importância e a
contribuição da utilização dos jogos no processo de ensino e aprendizagem da
matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Pois, se percebe que o
ensino deve favorecer e promover uma participação discente na apropriação do
conhecimento matemático construído no meio social.
Palavras
Chave: Jogos. Educação Matemática. Ensino e Aprendizagem.
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