O presente trabalho monográfico teve como objetivo observar a importância da afetividade na relação professor-aluno na Educação Infantil, numa creche pública de Juazeiro do Norte-CE, numa sala de aula do Grupo 5 (Alfabetização). Este trabalho constitui-se de um estudo de caso e analisa a relação do professor-aluno na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Quirino da Silva. Como procedimento metodológico, o trabalho foi subsidiado através da consulta em obras de alguns autores, estudiosos do assunto, tais como: Almeida (1999), Capelatto (2004), La Taille, Oliveira e Dantas (1992), Oliveira (2008), Piletti (2004, Wallon (1989), dentre outros, onde foram colhidos conceitos e citações que pudessem servir como fundamentação teórica para a sua realização. A questão da afetividade norteia a maior parte do ato pedagógico em nossas escolas; embora seja uma realidade mediadora, pouco se tem estruturado, levando em consideração a questão em sua fundamentação psicológica. Neste ensaio, procuramos adentrar nos comportamentos infantis, os quais emergem da construção de uma relação professor-aluno, tendo como eixo principal a questão da afetividade. Em nossas observações, acreditamos que a transmissão das bases de uma construção equilibrada da personalidade do adulto, se dá na Educação Infantil, mais precisamente com a intervenção do educador, que o faz na sua prática um ato de acolher pela elaboração da afetividade. A afetividade que está presente na relação entre professor-aluno na realidade da sala de aula, insere-se no conjunto dos possíveis elementos que ajudam o professor a vencer os desafios presentes em sala de aula e construir um sentido de vida, para o aluno, que ultrapasse a prática estudantil. O desenvolvimento afetivo é básico no processo ensino-aprendizagem e está claramente evidenciado que afetividade na educação é estar aberto para esse sentimento. 

Palavras-Chave: Afetividade; Professor-aluno; Educação Infantil.

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