Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O
presente trabalho monográfico teve como objetivo observar a importância da
afetividade na relação professor-aluno na Educação Infantil, numa creche
pública de Juazeiro do Norte-CE, numa sala de aula do Grupo 5 (Alfabetização).
Este trabalho constitui-se de um estudo de caso e analisa a relação do
professor-aluno na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Quirino da
Silva. Como procedimento metodológico, o trabalho foi subsidiado através da
consulta em obras de alguns autores, estudiosos do assunto, tais como: Almeida
(1999), Capelatto (2004), La Taille, Oliveira e Dantas (1992), Oliveira (2008),
Piletti (2004, Wallon (1989), dentre outros, onde foram colhidos conceitos e
citações que pudessem servir como fundamentação teórica para a sua realização.
A questão da afetividade norteia a maior parte do ato pedagógico em nossas
escolas; embora seja uma realidade mediadora, pouco se tem estruturado, levando
em consideração a questão em sua fundamentação psicológica. Neste ensaio,
procuramos adentrar nos comportamentos infantis, os quais emergem da construção
de uma relação professor-aluno, tendo como eixo principal a questão da
afetividade. Em nossas observações, acreditamos que a transmissão das bases de
uma construção equilibrada da personalidade do adulto, se dá na Educação
Infantil, mais precisamente com a intervenção do educador, que o faz na sua
prática um ato de acolher pela elaboração da afetividade. A afetividade que está
presente na relação entre professor-aluno na realidade da sala de aula,
insere-se no conjunto dos possíveis elementos que ajudam o professor a vencer
os desafios presentes em sala de aula e construir um sentido de vida, para o
aluno, que ultrapasse a prática estudantil. O desenvolvimento afetivo é básico
no processo ensino-aprendizagem e está claramente evidenciado que afetividade
na educação é estar aberto para esse sentimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário