Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
Os jogos e
brincadeiras sempre estiveram presentes nas nossas vidas e no nosso cotidiano,
e no decorrer da história vem ocupando um lugar de destaque na educação de
crianças, proporcionando momentos de diversão, prazer, aprendizado e o despertar
da criatividade, podendo possibilitar a interação entre diversos sujeitos. A
Educação Infantil assume o papel de promover a construção do conhecimento, e a
mesma pode ser aguçada através dos jogos e brincadeiras. Tendo isto em vista, o
presente trabalho tem por objetivo trazer uma descrição acerca da importância
dada aos jogos e brincadeiras como aliados do processo educativo para a
existência de um bom desenvolvimento da aprendizagem. Fizemos uma análise dos
pensamentos de alguns autores que contribuíram para o desenvolvimento da
ludicidade inserida na educação infantil, alguns autores clássicos, tais como
Piaget (1973) e Vygotsky (1991), e alguns mais recentes, como Huizinga (2001) e
Kishimoto (2002). Utilizamos a abordagem qualitativa com o intuito de
compreender a realidade desta temática na Educação Infantil a partir do contato
direto com uma escola de iniciativa pública, localizada na cidade de
Barbalha-CE. Fizemos uso da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para
análise dos dados coletados durante a pesquisa de campo. Desta forma, podemos
compreender que quando damos a devida importância para a ludicidade como aliada
do processo educativo, promovemos em nossos alunos a internalização de diversos
tipos de conhecimentos, sejam eles de ordem afetiva, social, cultural ou
psicológica. Assim, é essencial saber que se a criança brinca espontaneamente,
a nossa ação como educadores não deve ser improvisada, deve haver
intencionalidade.
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