Os jogos e brincadeiras sempre estiveram presentes nas nossas vidas e no nosso cotidiano, e no decorrer da história vem ocupando um lugar de destaque na educação de crianças, proporcionando momentos de diversão, prazer, aprendizado e o despertar da criatividade, podendo possibilitar a interação entre diversos sujeitos. A Educação Infantil assume o papel de promover a construção do conhecimento, e a mesma pode ser aguçada através dos jogos e brincadeiras. Tendo isto em vista, o presente trabalho tem por objetivo trazer uma descrição acerca da importância dada aos jogos e brincadeiras como aliados do processo educativo para a existência de um bom desenvolvimento da aprendizagem. Fizemos uma análise dos pensamentos de alguns autores que contribuíram para o desenvolvimento da ludicidade inserida na educação infantil, alguns autores clássicos, tais como Piaget (1973) e Vygotsky (1991), e alguns mais recentes, como Huizinga (2001) e Kishimoto (2002). Utilizamos a abordagem qualitativa com o intuito de compreender a realidade desta temática na Educação Infantil a partir do contato direto com uma escola de iniciativa pública, localizada na cidade de Barbalha-CE. Fizemos uso da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para análise dos dados coletados durante a pesquisa de campo. Desta forma, podemos compreender que quando damos a devida importância para a ludicidade como aliada do processo educativo, promovemos em nossos alunos a internalização de diversos tipos de conhecimentos, sejam eles de ordem afetiva, social, cultural ou psicológica. Assim, é essencial saber que se a criança brinca espontaneamente, a nossa ação como educadores não deve ser improvisada, deve haver intencionalidade.
Palavras-chave:
Jogos e Brincadeiras; Aprendizagem; Educação Infantil

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