O presente trabalho monográfico aborda a brincadeira como uma linguagem natural da criança, discutindo sua importância no contexto educacional como instrumento pedagógico para os professores da educação infantil. Compreende-se e busca evidenciar as brincadeiras e suas funções no desenvolvimento das capacidades cognitivas, emocionais, sociais e físicas das crianças em idade pré-escolar, tendo como base para o brincar, assim como para a vida, a criatividade e o afeto. A metodologia da pesquisa se insere na abordagem qualitativa e tem como objetos de análise as entrevistas realizadas com professoras que trabalham diretamente com a educação infantil - 3 a 5 anos - evidenciando suas relações com o brincar em sala de aula. Para tanto, o suporte teórico para a análise e reflexões aqui tecidas se apoia nos argumentos de Vigotski(2007), Friedmann(2006), Dornelles(2001), dentre outros pesquisadores que afirmam a importância do brinquedo e da brincadeira na aprendizagem das crianças. Este trabalho se objetiva ampliar a discussão sobre a importância da formação específica para trabalhar com o lúdico no contexto da sala de aula e, a conscientização de que a brincadeira é fundamental para a aprendizagem significativa da criança, além disso, conscientizar que as brincadeiras orientadas e auxiliadas contribuem para que as crianças potencializem suas criações, desenvolva sua autonomia e a liberdade de serem elas mesmas.

PALAVRAS-CHAVE: Brincadeira; lúdico; educação-infantil e aprendizagem.

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