Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O presente trabalho monográfico aborda a brincadeira como uma
linguagem natural da criança, discutindo sua importância no contexto
educacional como instrumento pedagógico para os professores da educação
infantil. Compreende-se e busca evidenciar as brincadeiras e suas funções no
desenvolvimento das capacidades cognitivas, emocionais, sociais e físicas das
crianças em idade pré-escolar, tendo como base para o brincar, assim como para
a vida, a criatividade e o afeto. A metodologia da pesquisa se insere na
abordagem qualitativa e tem como objetos de análise as entrevistas realizadas
com professoras que trabalham diretamente com a educação infantil - 3 a 5 anos
- evidenciando suas relações com o brincar em sala de aula. Para tanto, o
suporte teórico para a análise e reflexões aqui tecidas se apoia nos argumentos
de Vigotski(2007), Friedmann(2006), Dornelles(2001), dentre outros
pesquisadores que afirmam a importância do brinquedo e da brincadeira na
aprendizagem das crianças. Este trabalho se objetiva ampliar a discussão sobre
a importância da formação específica para trabalhar com o lúdico no contexto da
sala de aula e, a conscientização de que a brincadeira é fundamental para a
aprendizagem significativa da criança, além disso, conscientizar que as
brincadeiras orientadas e auxiliadas contribuem para que as crianças
potencializem suas criações, desenvolva sua autonomia e a liberdade de serem
elas mesmas.
PALAVRAS-CHAVE: Brincadeira;
lúdico; educação-infantil e aprendizagem.
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