Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
A
presente pesquisa monográfica objetiva analisar a importância dos jogos e brincadeiras
no desenvolvimento das crianças da educação infantil e as vantagens que essas
brincadeiras proporcionam para sua formação enquanto criança. Para tanto, desenvolvemos
ao longo deste trabalho um breve estudo acerca da importância do lúdico no
desenvolvimento das crianças. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho bibliográfico,
dessa forma, podemos salientar que com a pesquisa percebemos que a expansão da
educação infantil no Brasil tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas,
acompanhando a intensificação da urbanização, a participação da mulher no mercado
de trabalho e as mudanças na organização e estrutura das famílias. Nessa direção,
o estudo, as pesquisas e a análise nos permitem afirmar que a preocupação com a
criança é muito recente, é importante salientar que a visão que se tem da desta
é algo historicamente construído, por isso é que se pode perceber os grandes
contrastes em relação ao sentimento de infância no decorrer dos tempos. Assim,
feito uma explanação histórica do jogo e da brincadeira percebemos a importância
que a contribuição do jogo, pois promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo,
social e motor do educando, sendo um fator essencial neste processo de
desenvolvimento da criança. Partindo dessa perspectiva, o professor deve
organizar suas atividades, selecionando, criando condições para que essas sejam
realizadas, pois as brincadeiras enriquecem as ações práticas do professor, em
sala de aula e/ou fora dela. O professor é quem cria oportunidades para que o
brincar aconteça de uma maneira que desenvolva aprendizagem e sempre tendo um
objetivo. Nesse sentido, a organização do espaço da criança na escola da
educação infantil implica pensar que aquele espaço dará uma sequência básica de
atividades diárias, partindo disso é de suma importância que o educador observe
o que as crianças gostam de brincar, como estas brincadeiras são desenvolvidas,
em que espaços preferem. Este conhecimento é fundamental para que a
estruturação do espaço tenha significado e assim a aprendizagem aconteça de
forma eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário