Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O presente trabalho constituiu uma pesquisa acerca do processo de
adaptação de crianças que ingressam nas creches a partir da perspectiva dos
professores. Dessa maneira, apresenta-se uma breve retrospectiva histórica da
Educação Infantil, afim de que se possa reconhecer como se iniciou o
atendimento à criança e as transformações que influenciaram o aprimoramento
deste atendimento. Logo em seguida, parte-se para a discussão do papel da
família e da instituição escolar no desenvolvimento e na educação destas
crianças, colocando em foco se estas instituições devem ou não manter um laço
de união na busca de proporcionar à criança um desenvolvimento global
contribuindo para que o período de adaptação sofrido pela criança não a cause
problemas futuros, devido o sentimento de abando que nelas é despertado. Nesta
perspectiva discute-se um pouco sobre a legislação direcionada para esse
público, a criança pequena, assim como entender a importância desses documentos
para a Educação Infantil como um todo. O objetivo deste trabalho está na
análise do questionário aplicado aos professores que lecionam em uma creche
pública da cidade do Crato, com o objetivo de conhecer o que estas
profissionais entendem sobre este tipo de educação e como ela agem quando se
encontram diante do processo de adaptação das crianças. Concluindo que apesar
dos estudos realizados e que futuramente serão realizados é essencial que não
se finalize diante dos resultados alcançados desta forma o processo de
adaptação é uma atividade complexa devido à grande diversidade encontrada nas
salas de aula e diante da obrigatoriedade de se respeitar essa diversidade
infantil.Palavras chave: Educação Infantil. Creche. Processo de adaptação. Professores.
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