Esta pesquisa tem como proposta refletir sobre a alfabetização e letramento de uma turma de crianças da pré-escola do Infantil V, pertencente a rede pública de ensino municipal da cidade de Crato-Ce. O objetivo desse trabalho monográfico consistiu em analisar o processo de alfabetização dessas crianças na Educação Infantil. Para tanto, no primeiro capítulo, a pesquisa apresentará as autoras como: Gontijo (2008), Ferreiro (2011) e Soares (1995), estas teóricas proporcionam em seus estudos os conceitos de alfabetização/letramento, analfabeto e analfabetismo. No segundo capítulo, discorreremos dos estudos realizados por autores que nos explica sobre a perspectiva tradicional e construtivista de alfabetização/letramento como: Almeida (2010), Cagliari (2007), Teberosky e Colomer (2003). No terceiro capítulo, realizamos uma análise qualitativa sobre a entrevista e as observações realizadas em uma turma do Infantil V. Por fim, apresentamos os nossos resultados que denotaram através da prática da docente a recorrência ao uso do método misto para alfabetização das crianças. Além disso, verificamos que a professora sempre fazia seu trabalho com a participação efetiva das crianças, de forma dinâmica e organizada. Com isso, promovia um ambiente dinâmico, interativo em que as crianças se expressavam com liberdade para inventar suas histórias ou opinar ao final de um conto durante o processo alfabetização/letramento.


Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Métodos de Alfabetização. Prática Docente.

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