Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre as metodologias de avaliação utilizadas em uma Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental da cidade do Crato-CE, ou seja, sua forma de aplicação, seus limites e perspectivas, visando captar a percepção dos professores e da gestão pedagógica acerca da avaliação praticada na escola investigada, para, assim, analisar como as mesmas repercutem na aprendizagem e na (des) aprendizagem das crianças e jovens. A metodologia utilizada na pesquisa é predominantemente qualitativa, a partir da realização de um estudo bibliográfico - analisando os diversos meios de avaliação de ensino em sala de aula e nas escolas - e de campo. Em relação ao levantamento de dados, utilizamos as técnicas da aplicação de questionários semi-estruturados, aplicados junto a dez professores e realizamos entrevistas com o(a) diretor (a) da escola e o(a) coordenador (a) pedagógico (a). Vale ressaltar que os questionários foram construídos como uma escala tipo Likert para medida de atitudes, em que os entrevistados especificaram seu nível de concordância com uma dada afirmação. Por meio dos resultados e tendo em vista a construção do levantamento teórico, compreendemos que a avaliação da aprendizagem deve ser considerada efetivamente parte integrante do processo de ensino, devendo acontecer em todas as situações para que o educador possa acompanhar e diagnosticar os processos de desenvolvimento dos estudantes e, também, rever sua prática pedagógica, contudo, entendemos que o professor precisa romper com o modelo tradicional de avaliação, fugindo da aplicação de provas como mediador de conhecimento. Por fim, no processo avaliativo, é fundamental que o professor se utilize de várias situações e métodos para que os alunos tenham a oportunidade de demonstrar efetivamente a construção de seus conhecimentos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário