O presente trabalho versa sobre o ensino da Matemática na Educação Infantil, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. O grande desafio no processo ensino-aprendizagem da Matemática é fazer com que o professor saiba lidar com atividades desafiadoras e significativas para aguçar o prazer e o interesse dos educandos, levando-os a adquirir hábitos e estratégias na tentativa de proceder a erros e acertos que lhes serão úteis nas diversas situações de sua vida cotidiana, construindo assim o seu conhecimento matemático. É imprescindível que os conteúdos sejam analisados, objetivando estimular o interesse e a autoconfiança do aluno, visando o desenvolvimento do seu senso crítico, para que a Matemática seja vista como uma disciplina fundamental na sua vida, levando em consideração a necessidade de o professor fazer uma avaliação diária em relação ao desempenho de seus alunos em busca de melhorias e na eficácia de sua aprendizagem. No decorrer desse estudo buscou-se compreender que abordagem metodológica estava sendo trabalhada na Educação Infantil referente ao ensino da Matemática e propor atividades baseadas na tendência da Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, fez-se necessário um estudo bibliográfico a respeito do tema e uma pesquisa de campo, junto com uma intervenção. Após a pesquisa realizada, pode-se constatar que uma metodologia baseada na tendência da Pedagogia Histórico-Crítica é factível e contribui de maneira significativa para que as crianças apreendam os conhecimentos construídos historicamente, o que é necessário para que haja uma mudança social.  


Palavras-Chave: Educação Infantil; Matemática; Pedagogia Histórico-Crítica.

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