Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O
presente trabalho versa sobre o ensino da Matemática na Educação Infantil, à
luz da Pedagogia Histórico-Crítica. O grande desafio no processo
ensino-aprendizagem da Matemática é fazer com que o professor saiba lidar com
atividades desafiadoras e significativas para aguçar o prazer e o interesse dos
educandos, levando-os a adquirir hábitos e estratégias na tentativa de proceder
a erros e acertos que lhes serão úteis nas diversas situações de sua vida
cotidiana, construindo assim o seu conhecimento matemático. É imprescindível
que os conteúdos sejam analisados, objetivando estimular o interesse e a
autoconfiança do aluno, visando o desenvolvimento do seu senso crítico, para
que a Matemática seja vista como uma disciplina fundamental na sua vida,
levando em consideração a necessidade de o professor fazer uma avaliação diária
em relação ao desempenho de seus alunos em busca de melhorias e na eficácia de
sua aprendizagem. No decorrer desse estudo buscou-se compreender que abordagem
metodológica estava sendo trabalhada na Educação Infantil referente ao ensino
da Matemática e propor atividades baseadas na tendência da Pedagogia
Histórico-Crítica. Para isso, fez-se necessário um estudo bibliográfico a
respeito do tema e uma pesquisa de campo, junto com uma intervenção. Após a
pesquisa realizada, pode-se constatar que uma metodologia baseada na tendência
da Pedagogia Histórico-Crítica é factível e contribui de maneira significativa
para que as crianças apreendam os conhecimentos construídos historicamente, o
que é necessário para que haja uma mudança social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário