Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O presente trabalho monográfico versa sobre a importância das atividades lúdicas para a promoção das aprendizagens e desenvolvimentos infantis, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. A seleção desse tema surgiu da nossa inquietação acerca da valorização das brincadeiras na Educação Infantil. Alguns questionamentos se fizeram presentes em nossa trajetória acadêmica: o que pensam os professores de creches e pré-escolas sobre o lúdico? O que esses professores realizam na prática? Será que o que nós aprendemos aqui em termos teóricos está sendo aproveitado em sala de aula? Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções das professoras de Educação Infantil de uma instituição escolar pública do município Crato Ceará sobre o lúdico na instituição. Especificamente, buscou averiguar o conhecimento das professoras acerca da importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento e para as aprendizagens de bebês e crianças pequenas e ainda analisar o discurso das professoras sobre as implicações das atividades lúdicas na construção dos saberes. Dessa forma, analisamos a percepção de educadores da rede pública municipal, tendo como recorte sete professores de uma escola da zona urbana do município de Crato-CE, com o propósito de compreender o comportamento dos profissionais da educação diante do fenômeno. Foram realizadas entrevistas para que os professores da educação infantil pudessem expressar suas opiniões perante as questões abordadas sobre o lúdico.
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