O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da poesia de Patativa do Assaré no âmbito da Educação Infantil no município de Assaré, e assim analisar a possibilidade da inserção poética como instrumento metodológico para a Educação Infantil em particular no município. Para a construção desse trabalho optamos pela pesquisa bibliográfica, como também pela pesquisa de campo visando uma melhor apreensão da realidade investigada. Saber que a poesia tem grande importância cultural, devendo conter no contexto escolar infantil significados que contribuam com o desenvolvimento da criança nos levou a decidir por essa temática. Para este estudo pesquisamos em autores de referência para como Zilma Oliveira (2007), Paulo Freire(1996), Ariés (1978) e Coelho (1982) entre outros. Buscamos destacar como resultado inicial que este trabalho vem apresentar a possibilidade de inserção poética, como instrumento para o ensino de crianças em sala de aula, considerando os contextos sociais. Partindo dessa perspectiva se fez uma trajetória histórica quanto à educação infantil, pois trabalhar a temática poética é quebrar paradigmas colocando novas atividades para despertar o interesse dos alunos, desenvolvendo assim o aspecto intelectual, o emocional e o psicológico, percebendo que trabalhar com essa temática torna-se um desafio nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário