Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O
presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da poesia de
Patativa do Assaré no âmbito da Educação Infantil no município de Assaré, e
assim analisar a possibilidade da inserção poética como instrumento
metodológico para a Educação Infantil em particular no município. Para a
construção desse trabalho optamos pela pesquisa bibliográfica, como também pela
pesquisa de campo visando uma melhor apreensão da realidade investigada. Saber
que a poesia tem grande importância cultural, devendo conter no contexto
escolar infantil significados que contribuam com o desenvolvimento da criança
nos levou a decidir por essa temática. Para este estudo pesquisamos em autores
de referência para como Zilma Oliveira (2007), Paulo Freire(1996), Ariés (1978)
e Coelho (1982) entre outros. Buscamos destacar como resultado inicial que este
trabalho vem apresentar a possibilidade de inserção poética, como instrumento
para o ensino de crianças em sala de aula, considerando os contextos sociais.
Partindo dessa perspectiva se fez uma trajetória histórica quanto à educação
infantil, pois trabalhar a temática poética é quebrar paradigmas colocando
novas atividades para despertar o interesse dos alunos, desenvolvendo assim o
aspecto intelectual, o emocional e o psicológico, percebendo que trabalhar com
essa temática torna-se um desafio nos dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário