Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
A presente
pesquisa monográfica objetiva analisar a importância das histórias infantis na
educação das crianças do Ensino Fundamental e as vantagens que as contações de
histórias proporcionam para a formação do aluno leitor. Para tanto,
desenvolvemos ao longo deste trabalho um breve estudo acerca da leitura no
ensino fundamental, as histórias infantis e a prática das professoras com a
contação de histórias. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, onde
aplicamos um questionário para três professoras que lecionam nos três primeiros
anos do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º ano) de uma escola da rede pública
municipal do Crato – CE, assim questionamos as professoras sobre a utilização
da contação de histórias em sala de aula, a periodicidade do trabalho com a
contação, os métodos que o professor utiliza para trabalhar com histórias, a
percepção e abstração do conhecimento via leitura em sala,a utilização do
espaço da biblioteca, a intervenção do professor quando o aluno não gosta/ ou
não quer ler, as obras literárias trabalhadas com os alunos, o método de
avaliar o desenvolvimento da leitura do aluno e se o professor costuma ter uma
prática ativa de leitura, e como esta prática influencia o aprendizado dos
alunos. Dessa forma, podemos salientar que a pesquisa nos mostrou a importância
da orientação e da estimulação com a contação de histórias, pois os alunos irão
vivenciar o mundo da leitura de maneira prazerosa e encantadora. No que alude
às professoras investigadas, as três concordam e defendem que trabalhar com
contação é importante, pois a criança precisa entender as semelhanças e
diferenças que aquela contação tem de sua vida, vivenciar esse momento é
mágico, mesmo que repetidas vezes, pois a cada contação o aluno vai perceber
elementos diferentes, vai sentir sensações distintas e vai repassar a sua
compreensão nas suas ações. Nesse sentido, as professoras compreendem que um educador
criativo busca sempre proporcionar aos seus alunos atividades novas, onde eles
possam desfrutar de novos conhecimentos e conhecer o mundo da leitura através
de várias outras artes. Vale destacar que o universo da leitura é muito mais
que abrir um livro e decodificar as letras, é entender a essência da história,
é compreender o que queremos para nossa vida, é compartilhar conhecimento com
os outros, é desfrutar de ideias criadas por nós, é sermos, na essência da
palavra, seres humanos. Assim, para formarmos leitores competentes não é mais
um sonho impossível de se concretizar, pois nós, professores, conhecemos vários
métodos que podem ser utilizados como base na construção do aluno leitor.
Sabemos que motivar o prazer pela leitura não é uma das tarefas mais fáceis,
contudo, é uma das mais gratificantes que podem existir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário