A presente pesquisa monográfica objetiva analisar a importância das histórias infantis na educação das crianças do Ensino Fundamental e as vantagens que as contações de histórias proporcionam para a formação do aluno leitor. Para tanto, desenvolvemos ao longo deste trabalho um breve estudo acerca da leitura no ensino fundamental, as histórias infantis e a prática das professoras com a contação de histórias. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, onde aplicamos um questionário para três professoras que lecionam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º ano) de uma escola da rede pública municipal do Crato – CE, assim questionamos as professoras sobre a utilização da contação de histórias em sala de aula, a periodicidade do trabalho com a contação, os métodos que o professor utiliza para trabalhar com histórias, a percepção e abstração do conhecimento via leitura em sala,a utilização do espaço da biblioteca, a intervenção do professor quando o aluno não gosta/ ou não quer ler, as obras literárias trabalhadas com os alunos, o método de avaliar o desenvolvimento da leitura do aluno e se o professor costuma ter uma prática ativa de leitura, e como esta prática influencia o aprendizado dos alunos. Dessa forma, podemos salientar que a pesquisa nos mostrou a importância da orientação e da estimulação com a contação de histórias, pois os alunos irão vivenciar o mundo da leitura de maneira prazerosa e encantadora. No que alude às professoras investigadas, as três concordam e defendem que trabalhar com contação é importante, pois a criança precisa entender as semelhanças e diferenças que aquela contação tem de sua vida, vivenciar esse momento é mágico, mesmo que repetidas vezes, pois a cada contação o aluno vai perceber elementos diferentes, vai sentir sensações distintas e vai repassar a sua compreensão nas suas ações. Nesse sentido, as professoras compreendem que um educador criativo busca sempre proporcionar aos seus alunos atividades novas, onde eles possam desfrutar de novos conhecimentos e conhecer o mundo da leitura através de várias outras artes. Vale destacar que o universo da leitura é muito mais que abrir um livro e decodificar as letras, é entender a essência da história, é compreender o que queremos para nossa vida, é compartilhar conhecimento com os outros, é desfrutar de ideias criadas por nós, é sermos, na essência da palavra, seres humanos. Assim, para formarmos leitores competentes não é mais um sonho impossível de se concretizar, pois nós, professores, conhecemos vários métodos que podem ser utilizados como base na construção do aluno leitor. Sabemos que motivar o prazer pela leitura não é uma das tarefas mais fáceis, contudo, é uma das mais gratificantes que podem existir.
Palavras-chave:
Leitura. Contação de histórias. Aluno leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário