O ato de ler é indispensável ao indivíduo, pois proporciona a inserção do mesmo no meio social e o caracteriza como cidadão participante, também proporciona a descoberta do mundo da leitura, que é um mundo totalmente novo e fascinante. Entretanto, a sua apresentação à criança deve ser feita de forma atrativa, estabelecendo uma visão prazerosa sobre a mesma, de modo que torne um hábito contínuo. Portanto, tomando como base a importância da leitura, o objetivo deste trabalho foi analisar a contribuição do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) para aquisição da leitura de alunos do segundo ano de uma escola localizada no município de Barbalha-CE. Como a aprendizagem da leitura constitui-se uma das tarefas básicas proposta à educação, buscou-se verificar a importância da mesma para o desenvolvimento intelectual do aluno. Procurou-se compreender os fatores que têm contribuído para aquisição da leitura dos alunos, assim como as dificuldades que eles encontram nessa difícil tarefa. Para a pesquisa em questão, realizou-se a abordagem qualitativa. Foi realizado um estudo bibliográfico para entender o que é ler e como se dá o processo de aquisição da leitura. Também foi realizada uma pesquisa de campo com o intuito de fazer um estudo de natureza descutiva, tendo sido utilizada para coleta de dados uma entrevista com duas professoras municipais do segundo ano da escola supracitada. Pretendeu-se analisar de forma crítica todo material colhido em informações, buscando compreender o desenvolvimento da metodologia do PAIC. Verificou-se de passagem, que o programa trouxe mudanças essenciais para um melhor desenvolvimento da leitura dos alunos. Porém, para que todos os seus objetivos propostos sejam efetivamente alcançados, é necessária a colaboração do município para fornecer todo suporte que a escola precisa, trabalhando principalmente para a construção de bibliotecas e fornecendo todos os materiais essenciais para se trabalhar em sala de aula. É necessária também dedicação e colaboração dos pais dos alunos para ajudar durante o processo de aquisição da leitura.

PALAVRAS CHAVE: Leitura, PAIC, Ensino fundamental, Contribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário