A presente pesquisa monográfica objetiva desenvolver a oralidade e despertar o interesse da leitura e escrita das crianças, buscando ainda levá-las à compreensão dos textos produzidos a partir da literatura infantil, pois acreditamos que a mesma é uma ferramenta valiosa para a aquisição dessas competências. Para tanto, realizamos ao longo deste trabalho um breve estudo acerca da literatura infantil, oralidade, leitura e escrita, justamente por acreditarmos que estas competências são os elementos essenciais para a formação de qualquer cidadão e para que este possa interagir de forma plena na sociedade em qual está inserido. A pesquisa se desenvolveu de forma qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Educar SESC de Juazeiro Norte-CE. A pesquisa-ação visa uma forma mais prática de pesquisa e atuação por parte do pesquisador, com vistas a modificar a realidade, já que o investigador está inserido de maneira mais sólida na realidade investigada. E em minha investigação, observei a prática da professora regente, bem como a minha própria prática de professora-estagiária procurando compreender quais eram as necessidades e lacunas dos educandos no que tange à aprendizagem das habilidades linguísticas fundamentais: oralidade, leitura e escrita, e as complexidades que permeiam a aquisição dessas competências. Então, para que a pesquisa ocorresse de maneira satisfatória, criei e desenvolvi um projeto intitulado “O primeiro livro a gente nunca esquece”, pois já que estava inserida no cotidiano escolar das crianças, além de investigar, quis também deixar a minha contribuição, ou seja, eu queria pesquisar e agir ao mesmo tempo. Vale ressaltar que através dos nossos estudos, percebemos o quão é valioso trabalhar de uma forma mais concreta com as histórias de literatura infantil, pois esta nos dá excelentes subsídios para aperfeiçoarmos a leitura, a escrita e, principalmente, a oralidade das crianças. Estar inserida numa turma do 1º ano poder contribuir através da pesquisa-ação de forma significativa com o processo de ensino-aprendizagem das crianças foi, sem dúvida, uma experiência inesquecível e muito valiosa para minha prática enquanto futura educadora.
  Palavras-chaves: Literatura Infantil. Oralidade. Leitura. Escrita.
 

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