Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
A
presente pesquisa monográfica objetiva desenvolver a oralidade e despertar o
interesse da leitura e escrita das crianças, buscando ainda levá-las à
compreensão dos textos produzidos a partir da literatura infantil, pois
acreditamos que a mesma é uma ferramenta valiosa
para a aquisição dessas competências. Para tanto, realizamos ao longo deste
trabalho um breve estudo acerca da literatura infantil, oralidade, leitura e
escrita, justamente por acreditarmos que estas competências são os elementos
essenciais para a formação de qualquer cidadão e para que este possa interagir
de forma plena na sociedade em qual está inserido. A pesquisa se desenvolveu de
forma qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação na Escola de Ensino Infantil e
Fundamental Educar SESC de Juazeiro Norte-CE. A pesquisa-ação visa uma forma
mais prática de pesquisa e atuação por parte do pesquisador, com vistas a
modificar a realidade, já que o investigador está inserido de maneira mais
sólida na realidade investigada. E em minha investigação, observei
a prática da professora regente, bem como a minha própria prática de
professora-estagiária procurando compreender quais eram as necessidades e lacunas
dos educandos no que tange à aprendizagem das habilidades linguísticas
fundamentais: oralidade, leitura e escrita, e as complexidades que permeiam a aquisição dessas
competências. Então, para que a pesquisa ocorresse de maneira
satisfatória, criei e desenvolvi um projeto intitulado “O primeiro livro a
gente nunca esquece”, pois já que estava inserida no cotidiano escolar das
crianças, além de investigar, quis também deixar a
minha contribuição, ou seja, eu queria pesquisar e agir ao mesmo tempo. Vale
ressaltar que através dos nossos estudos, percebemos o quão é valioso trabalhar
de uma forma mais concreta com as histórias de literatura infantil, pois esta
nos dá excelentes subsídios para aperfeiçoarmos a leitura, a escrita e,
principalmente, a oralidade das crianças. Estar inserida numa turma do 1º ano
poder contribuir através da pesquisa-ação de forma significativa com o processo
de ensino-aprendizagem das crianças foi, sem dúvida, uma experiência inesquecível
e muito valiosa para minha prática enquanto futura educadora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário