A presente pesquisa monográfica objetiva compreender e refletir sobre os métodos de ensino e a função da alfabetização para o processo de construção do conhecimento da criança, visando proporcionar um entendimento maior em relação aos elementos que na realidade concreta compõem o processo de alfabetização. Para tanto, realizamos no decorrer deste trabalho um breve estudo acerca da alfabetização, do letramento e dos métodos usados para a efetivação do processo educativo no 1º ano do Ensino Fundamental. Enfatizamos estes elementos pelo fato de acreditarmos que compreender como se dá a aquisição do conhecimento na criança é muito importante para entender a conjuntura social que engloba o universo educacional. A pesquisa se desenvolveu de forma qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo numa escola pública de Juazeiro Norte-CE. Para tanto, questionamos sete professoras do 1º ano do Ensino Fundamental sobre os métodos utilizados na alfabetização, os procedimentos metodológicos, os desafios da alfabetização, a relação entre alfabetização e letramento, e o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Vale ressaltar que esta investigação nos ajudou a ampliar o conhecimento em relação ao processo de “alfabetizar letrando”, que é, a nosso ver, uma nova visão de alfabetização que, ao unir-se com a perspectiva do letramento, amplia a visão da leitura e da escrita. A partir dos estudos desenvolvidos, percebemos que já se postulam muitos avanços neste sentido, pois muitos autores advogam que é necessário se pensar a alfabetização pelo viés do letramento. No que tange às professoras investigadas, a maioria aprova essa perspectiva de “alfabetizar letrando”, visto que defendem a importância do letramento como um aprofundamento da alfabetização, já que por meio deste a criança não somente codifica e decodifica letras, mas consegue fazer uma relação destas com o seu contexto, compreendendo o sentido da leitura e da escrita em suas relações sociais. Neste sentido, as professoras demonstram uma significativa compreensão dos fatores que envolvem a prática de alfabetização, apresentando uma nova visão sobre este processo. Sendo assim, concluímos que o PAIC se apresenta como uma proposta bastante rica, pois contribui tanto para a formação continuada dos professores em serviço quanto para a efetivação de uma nova prática de alfabetizar letrando e, com isso, eleva os indicadores do crescimento educacional brasileiro. Vale ressaltar ainda que os métodos têm uma importância fundamental para o processo de ensino, porém os mesmos não são determinantes na aprendizagem, pois envolto a esse processo estão imersos inúmeros fatores: políticos, sociais e econômicos que influenciam direta ou indiretamente na construção do conhecimento pela criança. Entretanto, compreendemos que o campo da alfabetização é muito complexo e que exige da sociedade uma reflexão séria e rigorosa acerca de sua plenitude. Contudo, percebemos que mesmo diante de tantas problemáticas tem se desenvolvido muitas reflexões sobre o processo de alfabetização e, por conseguinte, gerado iniciativas de mudanças educacionais.


Palavras-chaves:
Processo de alfabetização. Métodos de ensino. Letramento.

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