Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
A presente
pesquisa monográfica objetiva compreender e refletir sobre os métodos de ensino
e a função da alfabetização para o processo de construção do conhecimento da
criança, visando proporcionar um entendimento maior em relação aos elementos
que na realidade concreta compõem o processo de alfabetização. Para tanto,
realizamos no decorrer deste trabalho um breve estudo acerca da alfabetização,
do letramento e dos métodos usados para a efetivação do processo educativo no
1º ano do Ensino Fundamental. Enfatizamos estes elementos pelo fato de
acreditarmos que compreender como se dá a aquisição do conhecimento na criança
é muito importante para entender a conjuntura social que engloba o universo
educacional. A pesquisa se desenvolveu de forma qualitativa, por meio de uma
pesquisa de campo numa escola pública de Juazeiro Norte-CE. Para tanto,
questionamos sete professoras do 1º ano do Ensino Fundamental sobre os métodos
utilizados na alfabetização, os procedimentos metodológicos, os desafios da
alfabetização, a relação entre alfabetização e letramento, e o Programa de
Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Vale ressaltar que esta investigação nos
ajudou a ampliar o conhecimento em relação ao processo de “alfabetizar
letrando”, que é, a nosso ver, uma nova visão de alfabetização que, ao unir-se
com a perspectiva do letramento, amplia a visão da leitura e da escrita. A
partir dos estudos desenvolvidos, percebemos que já se postulam muitos avanços
neste sentido, pois muitos autores advogam que é necessário se pensar a alfabetização
pelo viés do letramento. No que tange às professoras investigadas, a maioria
aprova essa perspectiva de “alfabetizar letrando”, visto que defendem a
importância do letramento como um aprofundamento da alfabetização, já que por
meio deste a criança não somente codifica e decodifica letras, mas consegue
fazer uma relação destas com o seu contexto, compreendendo o sentido da leitura
e da escrita em suas relações sociais. Neste sentido, as professoras demonstram
uma significativa compreensão dos fatores que envolvem a prática de
alfabetização, apresentando uma nova visão sobre este processo. Sendo assim,
concluímos que o PAIC se apresenta como uma proposta bastante rica, pois
contribui tanto para a formação continuada dos professores em serviço quanto
para a efetivação de uma nova prática de alfabetizar letrando e, com isso,
eleva os indicadores do crescimento educacional brasileiro. Vale ressaltar
ainda que os métodos têm uma importância fundamental para o processo de ensino,
porém os mesmos não são determinantes na aprendizagem, pois envolto a esse
processo estão imersos inúmeros fatores: políticos, sociais e econômicos que
influenciam direta ou indiretamente na construção do conhecimento pela criança.
Entretanto, compreendemos que o campo da alfabetização é muito complexo e que
exige da sociedade uma reflexão séria e rigorosa acerca de sua plenitude.
Contudo, percebemos que mesmo diante de tantas problemáticas tem se
desenvolvido muitas reflexões sobre o processo de alfabetização e, por
conseguinte, gerado iniciativas de mudanças educacionais.
Palavras-chaves:
Processo
de alfabetização. Métodos de ensino. Letramento.
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