O presente trabalho monográfico aborda um dos temas principais da educação infantil: a brincadeira como instrumento pedagógico. Tendo como objetivo, compreender o papel e a importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem, buscando evidenciar que as brincadeiras são atividades de estimulação, capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança em idade pré-escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base nas abordagens teóricas encontradas nos argumentos de Piaget e Vigostsky, Wood, Krammer, dentre outros autores, na qual apresentamos os conceitos e diferenças de brinquedo, brincadeira e lúdico. Sobre a prática da brincadeira na atividade docente, ressaltamos a necessidade de se elaborar uma proposta de ensino concebendo uma educação que respeite as características da infância, considerando-as como a base do trabalho educativo de qualidade. O lúdico quando aliado as atividades pedagógicas podem transformar o processo de aprendizagem numa ação prazerosa alcançando resultados positivos. Consideramos que a atividade lúdica é uma medida que reestrutura o trabalho na educação infantil, tendo em vista que trabalhar a partir do lúdico, exige um entendimento sobre os fatores que contribuem para o desenvolvimento da criança, enquanto um ser ativo, pensante e criativo. Dessa forma, este trabalho colabora para a conscientização dos professores de educação infantil quanto à importância da ludicidade para o desenvolvimento da inteligência, bem como, ressalta a necessidade dessa prática, nos cursos de formação de professores, para que por meio do lúdico, esses profissionais possam compor sua identidade profissional, buscando sempre alcançar seu objetivo, que é a inserção da ludicidade na profissionalização docente.
Palavras-Chave:
Brincar; Lúdico. Desenvolvimento. Aprendizagem. Educação Infantil.

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