O presente estudo trata-se de um trabalho monográfico de conclusão do curso em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Intitulado: A CRIANÇA NEGRA E O AMBIENTE ESCOLAR: PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NA SUPERAÇÃO DO RACISMO, BASEADAS NA LEI 10.639/03, realizado na EDUCAR SESC Unidade Crato – CE, no período de agosto a novembro de 2012. Buscamos atender o que diz a Lei 10.639 que instituiu em 2003 a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Utilizamos como recurso metodológico a realização de intervenções didáticas que permitissem aos alunos a construção de novos conceitos acerca do ser negro. Tivemos como objetivo compreender que concepções as crianças do 3º ano possuíam sobre o negro. O referido trabalho está organizado em três capítulos, logo no capítulo I discutimos a importância das relações étnico-raciais na educação escolar; no capítulo II trazemos propostas de intervenção na superação do racismo no cotidiano escolar; no capítulo III trazemos as concepções sobre o que é ser negro através da descrição das intervenções. Diante do que foi exposto concluímos que precisamos assumir um compromisso político social, lutando pela implementação da Lei 10.639/03. Com isso trazemos intervenções com o intuito de promover a construção de uma prática pedagógica que respeite e valorize as diferenças raciais, fazendo com que haja uma libertação de todas as formas de preconceito e de discriminação no cotidiano escolar.   


Palavras – Chave: Criança Negra; Ambiente Escolar; Intervenções; Lei 10.639/2003.

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