Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O presente estudo trata-se de um
trabalho monográfico de conclusão do curso em Pedagogia pela Universidade
Regional do Cariri – URCA. Intitulado: A CRIANÇA NEGRA E O AMBIENTE ESCOLAR:
PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NA SUPERAÇÃO DO RACISMO, BASEADAS NA LEI 10.639/03,
realizado na EDUCAR SESC Unidade Crato – CE, no período de agosto a novembro de
2012. Buscamos atender o que diz a Lei 10.639 que instituiu em 2003 a
obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na
educação básica. Utilizamos como recurso metodológico a realização de
intervenções didáticas que permitissem aos alunos a construção de novos
conceitos acerca do ser negro. Tivemos como objetivo compreender que concepções
as crianças do 3º ano possuíam sobre o negro. O referido trabalho está
organizado em três capítulos, logo no capítulo I discutimos a importância das
relações étnico-raciais na educação escolar; no capítulo II trazemos propostas
de intervenção na superação do racismo no cotidiano escolar; no capítulo III
trazemos as concepções sobre o que é ser negro através da descrição das
intervenções. Diante do que foi exposto concluímos que precisamos assumir um
compromisso político social, lutando pela implementação da Lei 10.639/03. Com
isso trazemos intervenções com o intuito de promover a construção de uma
prática pedagógica que respeite e valorize as diferenças raciais, fazendo com
que haja uma libertação de todas as formas de preconceito e de discriminação no
cotidiano escolar.
Palavras
– Chave: Criança Negra; Ambiente Escolar; Intervenções; Lei 10.639/2003.
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