Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
Essa
pesquisa teve como principal objetivo analisar as contribuições do lúdico para
o desenvolvimento e para as aprendizagens infantis. Especificamente, buscou
averiguar que habilidades/capacidades o jogo simbólico pode desenvolver nas
crianças e analisar as possibilidades do jogo simbólico na escola. Para tanto,
realizamos um estudo bibliográfico sobre essa temática, na busca de adquirir
conhecimentos a partir de levantamentos advindos de material gráfico, sonoro e
informatizado. Assim, fundamentamo-nos em autores como: Vygotsky (1981), Piaget
(1971), Brougére (2010), Kishimoto (2010), Bomtempo (1997), Almeida (2003),
Maluf (2009), Friedmann (2006), dentre outros. Concluímos nesse trabalho que o
brincar promove construção de conhecimentos sobre o mundo físico e social.
Deste modo, os profissionais das instituições de Educação Infantil devem
permitir às crianças brincadeiras livres e proporcionar atividades lúdicas
dirigidas, em concordância com o que é adequado para cada criança em cada faixa
etária. A importância do brincar na educação de crianças em creches e
pré-escolas vai além do prazer ou divertimento, recaindo sobre as mais diversas
aprendizagens, promovendo desenvolvimento físico, intelectual, social e
afetivo. Brincando as crianças mostram suas necessidades, seus desejos, suas
aprendizagens, seu nível intelectual e social, cabendo aos professores observar
e promover mais momentos de prazer e aprendizagens.
Palavras-Chave:
Lúdico. Educação Infantil. Aprendizagens e desenvolvimento.
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