Essa pesquisa teve como principal objetivo analisar as contribuições do lúdico para o desenvolvimento e para as aprendizagens infantis. Especificamente, buscou averiguar que habilidades/capacidades o jogo simbólico pode desenvolver nas crianças e analisar as possibilidades do jogo simbólico na escola. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico sobre essa temática, na busca de adquirir conhecimentos a partir de levantamentos advindos de material gráfico, sonoro e informatizado. Assim, fundamentamo-nos em autores como: Vygotsky (1981), Piaget (1971), Brougére (2010), Kishimoto (2010), Bomtempo (1997), Almeida (2003), Maluf (2009), Friedmann (2006), dentre outros. Concluímos nesse trabalho que o brincar promove construção de conhecimentos sobre o mundo físico e social. Deste modo, os profissionais das instituições de Educação Infantil devem permitir às crianças brincadeiras livres e proporcionar atividades lúdicas dirigidas, em concordância com o que é adequado para cada criança em cada faixa etária. A importância do brincar na educação de crianças em creches e pré-escolas vai além do prazer ou divertimento, recaindo sobre as mais diversas aprendizagens, promovendo desenvolvimento físico, intelectual, social e afetivo. Brincando as crianças mostram suas necessidades, seus desejos, suas aprendizagens, seu nível intelectual e social, cabendo aos professores observar e promover mais momentos de prazer e aprendizagens. 

 
Palavras-Chave: Lúdico. Educação Infantil. Aprendizagens e desenvolvimento.

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