Este estudo trata da formação de professores da educação infantil, fazendo para isto um resgate histórico, através de uma abordagem que considera a trajetória da educação infantil no Brasil e o curso de Pedagogia enquanto lócus de atuação neste nível de ensino. Apresenta os principais desafios e a exigência legal para consolidação e garantia do direito a educação dos pequenos, haja vista a modificação no conceito de infância e a participação da mulher no mercado de trabalho. As reivindicações populares conduziram à necessidade de atendimento e conseqüentemente a atuação de profissionais cada vez mais capacitados. Dessa forma, este estudo tem como objetivo refletir sobre os fundamentos históricos da formação de professores da Educação Infantil. Para tanto se caracterizou como uma abordagem metodológica qualitativa, contemplando a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso tomando como objeto o Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri. Percebemos que o curso de pedagogia ainda continua em processo de construção, sendo necessário ativar cada vez mais as discussões, possibilitando a construção social desse profissional, principalmente no que tange à Educação Infantil.


Palavras-chave:
Formação de Professor; Educação Infantil; Curso de Pedagogia.

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