Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
Este estudo trata
da formação de professores da educação infantil, fazendo para isto um resgate
histórico, através de uma abordagem que considera a trajetória da educação
infantil no Brasil e o curso de Pedagogia enquanto lócus de atuação neste nível
de ensino. Apresenta os principais desafios e a exigência legal para
consolidação e garantia do direito a educação dos pequenos, haja vista a
modificação no conceito de infância e a participação da mulher no mercado de
trabalho. As reivindicações populares conduziram à necessidade de atendimento e
conseqüentemente a atuação de profissionais cada vez mais capacitados. Dessa
forma, este estudo tem como objetivo refletir sobre os fundamentos históricos
da formação de professores da Educação Infantil. Para tanto se caracterizou
como uma abordagem metodológica qualitativa, contemplando a pesquisa
bibliográfica e o estudo de caso tomando como objeto o Curso de Pedagogia da
Universidade Regional do Cariri. Percebemos que o curso de pedagogia ainda
continua em processo de construção, sendo necessário ativar cada vez mais as discussões,
possibilitando a construção social desse profissional, principalmente no que
tange à Educação Infantil.
Palavras-chave:
Formação
de Professor; Educação Infantil; Curso de Pedagogia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário