Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O
presente trabalho tem como tema: linguagem oral na educação infantil, cujo
objetivo geral é analisar o trabalho desenvolvido em salas de Educação Infantil
que visem trabalhar a linguagem oral dos educandos. O referido trabalho surgiu
da necessidade de analisar as atividades propostas que beneficiem o
desenvolvimento da linguagem oral das crianças que ingressam na Educação
Infantil. Assim, realizamos uma pesquisa de campo em uma Creche no município de
Exu-PE, com o objetivo de analisar na prática, o trabalho com a linguagem oral,
apresentando as principais atividades educativas desenvolvidas, e
posteriormente, fazendo uma análise das mesmas. Ainda discute sobre a
importância de trabalhar a oralidade dos educandos na Educação Infantil e o
papel do professor nesse processo. Também, faz um breve resgate histórico sobre
o surgimento da linguagem falada na concepção da psicologia social, visto que,
esta temática é abordada em várias áreas da psicologia. Trata também sobre o
surgimento da linguagem oral como objeto de ensino na área Educação Infantil,
ressaltando a importância da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) Lei n° 9.394/96, a
qual permitiu que a Educação Infantil passasse a ser a primeira etapa da
Educação Básica. Os Referenciais Curriculares são suportes fundamentais para o
professor que atua nessa área. São apresentadas nesse trabalho as principais
características da linguagem oral e escrita, estabelecendo a relação existente
entre ambas, pois não podemos analisar a primeira sem entender a segunda. A
realização desse trabalho foi muito gratificante, pois foi fundamental para
atingir os objetivos propostos, compreender a importância da linguagem oral
como instrumento necessário para a participação plena do sujeito na sociedade.
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