O presente trabalho tem como tema: linguagem oral na educação infantil, cujo objetivo geral é analisar o trabalho desenvolvido em salas de Educação Infantil que visem trabalhar a linguagem oral dos educandos. O referido trabalho surgiu da necessidade de analisar as atividades propostas que beneficiem o desenvolvimento da linguagem oral das crianças que ingressam na Educação Infantil. Assim, realizamos uma pesquisa de campo em uma Creche no município de Exu-PE, com o objetivo de analisar na prática, o trabalho com a linguagem oral, apresentando as principais atividades educativas desenvolvidas, e posteriormente, fazendo uma análise das mesmas. Ainda discute sobre a importância de trabalhar a oralidade dos educandos na Educação Infantil e o papel do professor nesse processo. Também, faz um breve resgate histórico sobre o surgimento da linguagem falada na concepção da psicologia social, visto que, esta temática é abordada em várias áreas da psicologia. Trata também sobre o surgimento da linguagem oral como objeto de ensino na área Educação Infantil, ressaltando a importância da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) Lei n° 9.394/96, a qual permitiu que a Educação Infantil passasse a ser a primeira etapa da Educação Básica. Os Referenciais Curriculares são suportes fundamentais para o professor que atua nessa área. São apresentadas nesse trabalho as principais características da linguagem oral e escrita, estabelecendo a relação existente entre ambas, pois não podemos analisar a primeira sem entender a segunda. A realização desse trabalho foi muito gratificante, pois foi fundamental para atingir os objetivos propostos, compreender a importância da linguagem oral como instrumento necessário para a participação plena do sujeito na sociedade. 

Palavras-chave: linguagem oral; linguagem escrita; educação Infantil.

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