Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
A presente
pesquisa teve como espaço de investigação a Instituição APAE (Associação de
Pais e Amigos dos Excepcionais), localizada na cidade Crato-CE, na qual
buscamos a partir da temática Arte compreender os pontos positivos que esta tem
proporcionado aos alunos com necessidades especiais da referida Instituição,
levando em consideração as particularidades do desenvolvimento de cada aluno.
Sendo assim, objetivamos com este estudo analisar a contribuição do Ensino de
Arte para o desenvolvimento integral dos alunos com necessidades especiais da
APAE de Crato-CE. Para isso realizamos uma pesquisa de campo de natureza
qualitativa, nesse sentido, lançamos mão das contribuições de vários teóricos
como: Barbosa (2010), Fusari e Ferraz (1999), Ferreira (2010), entre outros que
de forma significativa contribuíram para desencadear desse estudo, além de
documentos da referida Instituição e as Leis que contemplam o direito do aluno
com necessidades educacionais especiais no Ensino de Arte. Como instrumento
para coleta de dados foi utilizado entrevistas com os sujeitos da pesquisa, a
saber: alunos, pais e professores. Diante das informações da pesquisa,
procuramos analisar as contribuições a cerca do Ensino de Arte da Instituição
investigada.
Palavras
Chave: Arte, necessidades especiais, desenvolvimento,
alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário