A presente pesquisa teve como espaço de investigação a Instituição APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), localizada na cidade Crato-CE, na qual buscamos a partir da temática Arte compreender os pontos positivos que esta tem proporcionado aos alunos com necessidades especiais da referida Instituição, levando em consideração as particularidades do desenvolvimento de cada aluno. Sendo assim, objetivamos com este estudo analisar a contribuição do Ensino de Arte para o desenvolvimento integral dos alunos com necessidades especiais da APAE de Crato-CE. Para isso realizamos uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, nesse sentido, lançamos mão das contribuições de vários teóricos como: Barbosa (2010), Fusari e Ferraz (1999), Ferreira (2010), entre outros que de forma significativa contribuíram para desencadear desse estudo, além de documentos da referida Instituição e as Leis que contemplam o direito do aluno com necessidades educacionais especiais no Ensino de Arte. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado entrevistas com os sujeitos da pesquisa, a saber: alunos, pais e professores. Diante das informações da pesquisa, procuramos analisar as contribuições a cerca do Ensino de Arte da Instituição investigada.

Palavras Chave: Arte, necessidades especiais, desenvolvimento, alunos.

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