Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O
presente trabalho apresenta um estudo sobre o brincar e sua consideração na
prática pedagógica dos professores que atuam na Educação Infantil. Motivado por
estudos em sala de aula acerca dos “Fundamentos da Educação Infantil II”,
disciplina estudada na formação acadêmica, a pesquisa teve como objetivo
identificar como os educadores da Educação Infantil utilizam e justificam a
brincadeira no desenvolvimento do seu fazer pedagógico. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, cujo procedimento divide-se em estudo bibliográfico e
pesquisa de campo subsidiada pela observação direta e entrevistas com duas
professoras titulares de uma instituição da rede pública de ensino do município
de Crato - CE. Como aporte teórico figuraram os estudos de Froebel (1782-1852),
Montessori (1870- 1952), Freinet (1896-1966), Vygotyski (1998), Piaget (1999),
Brougére (2010), Washskop (2012) e Kishimoto (2010), bem como os Referenciais
Curriculares Nacionais para Educação Infantil. A partir do estudo foi possível
constatar uma valorização significativa do fazer brincante pelos docentes sendo
a atividade justificada a partir de concepções diferenciadas as quais
repercutem diretamente na forma como a brincadeira é estimulada e proporcionada
às crianças na rotina de trabalho.
Palavras- Chave: brincadeira, prática pedagógica e
Educação Infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário