O presente trabalho apresenta um estudo sobre o brincar e sua consideração na prática pedagógica dos professores que atuam na Educação Infantil. Motivado por estudos em sala de aula acerca dos “Fundamentos da Educação Infantil II”, disciplina estudada na formação acadêmica, a pesquisa teve como objetivo identificar como os educadores da Educação Infantil utilizam e justificam a brincadeira no desenvolvimento do seu fazer pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo procedimento divide-se em estudo bibliográfico e pesquisa de campo subsidiada pela observação direta e entrevistas com duas professoras titulares de uma instituição da rede pública de ensino do município de Crato - CE. Como aporte teórico figuraram os estudos de Froebel (1782-1852), Montessori (1870- 1952), Freinet (1896-1966), Vygotyski (1998), Piaget (1999), Brougére (2010), Washskop (2012) e Kishimoto (2010), bem como os Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil. A partir do estudo foi possível constatar uma valorização significativa do fazer brincante pelos docentes sendo a atividade justificada a partir de concepções diferenciadas as quais repercutem diretamente na forma como a brincadeira é estimulada e proporcionada às crianças na rotina de trabalho.


Palavras- Chave: brincadeira, prática pedagógica e Educação Infantil.


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