Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
A presente monografia teve como objetivo verificar se, de fato, os
profissionais de uma creche pública municipal do Juazeiro estão se valendo de
jogos e brincadeiras para a promoção do desenvolvimento psicomotor da criança.
Especificamente, tivemos como finalidade identificar os jogos e as brincadeiras
espontâneas desenvolvidas pelas crianças na instituição; verificar os jogos e
as brincadeiras propostos pelos profissionais da escola; observar de que modo
os profissionais da escola desenvolvem os jogos e as brincadeiras no cotidiano
escolar; verificar em que espaços são realizados os jogos e as brincadeiras;
averiguar o tempo destinado aos jogos e brincadeiras e; verificar como os jogos
e as brincadeiras promotoras do desenvolvimento psicomotor são encaixados no
tempo e no espaço pedagógico. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, ocorreu
mediante um estudo de caso em uma creche da cidade de Juazeiro do Norte-CE, em
duas salas de referência do Infantil I e Infantil II. Como instrumentos para a
coleta dos dados, utilizamos um roteiro de observação, um roteiro de entrevista
e um diário de campo. Com essa pesquisa, pudemos chegar à conclusão de que as
professoras detêm conhecimentos teóricos sobre a importância da
psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças; porém, na maioria das
vezes, isso não é posto em prática. As professoras e suas auxiliares
preocupam-se, sobretudo, com o atendimento das necessidades básicas das
crianças, como alimentação, sono e higiene, deixando de lado o aspecto
educacional, ou seja, o desenvolvimento integral das crianças, em especial o
psicomotor, objeto de estudo desse trabalho monográfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário