A presente monografia teve como objetivo verificar se, de fato, os profissionais de uma creche pública municipal do Juazeiro estão se valendo de jogos e brincadeiras para a promoção do desenvolvimento psicomotor da criança. Especificamente, tivemos como finalidade identificar os jogos e as brincadeiras espontâneas desenvolvidas pelas crianças na instituição; verificar os jogos e as brincadeiras propostos pelos profissionais da escola; observar de que modo os profissionais da escola desenvolvem os jogos e as brincadeiras no cotidiano escolar; verificar em que espaços são realizados os jogos e as brincadeiras; averiguar o tempo destinado aos jogos e brincadeiras e; verificar como os jogos e as brincadeiras promotoras do desenvolvimento psicomotor são encaixados no tempo e no espaço pedagógico. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, ocorreu mediante um estudo de caso em uma creche da cidade de Juazeiro do Norte-CE, em duas salas de referência do Infantil I e Infantil II. Como instrumentos para a coleta dos dados, utilizamos um roteiro de observação, um roteiro de entrevista e um diário de campo. Com essa pesquisa, pudemos chegar à conclusão de que as professoras detêm conhecimentos teóricos sobre a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças; porém, na maioria das vezes, isso não é posto em prática. As professoras e suas auxiliares preocupam-se, sobretudo, com o atendimento das necessidades básicas das crianças, como alimentação, sono e higiene, deixando de lado o aspecto educacional, ou seja, o desenvolvimento integral das crianças, em especial o psicomotor, objeto de estudo desse trabalho monográfico.



Palavras-Chave: Jogos. Brincadeiras. Psicomotricidade.

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