Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
A presente pesquisa visa
discutir a preocupação do educar e o cuidado das crianças de o a 3 anos de
idade, levando em consideração a importância da capacidade de expressão,
imaginação e curiosidade, principalmente nessa fase. Procurou apresentar a
História da Educação Infantil no mundo e no Brasil e as contribuições de vários
educadores, psicólogos ao longo dos tempos. O objetivo deste trabalho está em
entender o percurso histórico da Educação Infantil no mundo e no Brasil
atentando para as formas de organização do serviço de creche e da pré-escola.
Enfatizou também as crianças de creche de 0 a 3 anos de idade e os aspectos do
desenvolvimento infantil à luz dos pressupostos teóricos de Piaget, Vigotski e
Wallon na perspectiva de compreender a emergência das capacidades de expressão,
imaginação e curiosidade. Logo em seguida presenciou-se também a importância
das Políticas Públicas, a Constituição Nacional Vigente de 1988, os avanços da
LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) o ECA (Estatuto da Criança e do
Adolescente) e o RCN (Referenciais Curriculares Nacionais), apresentando suas
contribuições para a Educação Infantil. Optamos pela realização de um estudo
qualitativo caracterizado como técnica de coleta de dados optou pela
observação. Diante dos resultados alcançados a criança cada vez mais conquista
seu espaço e seu direito, evidenciou-se que o Ensino da Educação Infantil é de
extrema importância para o desenvolvimento da criança e que é tido como
obrigatório por lei o ensino das creches e pré-escolas, como uma característica
marcante para o desenvolvimento psicológico, intelectual e cognitivo da
criança.
Palavras chave: Educação
infantil Desenvolvimento Processo de Aprendizagem.
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