A presente pesquisa visa discutir a preocupação do educar e o cuidado das crianças de o a 3 anos de idade, levando em consideração a importância da capacidade de expressão, imaginação e curiosidade, principalmente nessa fase. Procurou apresentar a História da Educação Infantil no mundo e no Brasil e as contribuições de vários educadores, psicólogos ao longo dos tempos. O objetivo deste trabalho está em entender o percurso histórico da Educação Infantil no mundo e no Brasil atentando para as formas de organização do serviço de creche e da pré-escola. Enfatizou também as crianças de creche de 0 a 3 anos de idade e os aspectos do desenvolvimento infantil à luz dos pressupostos teóricos de Piaget, Vigotski e Wallon na perspectiva de compreender a emergência das capacidades de expressão, imaginação e curiosidade. Logo em seguida presenciou-se também a importância das Políticas Públicas, a Constituição Nacional Vigente de 1988, os avanços da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e o RCN (Referenciais Curriculares Nacionais), apresentando suas contribuições para a Educação Infantil. Optamos pela realização de um estudo qualitativo caracterizado como técnica de coleta de dados optou pela observação. Diante dos resultados alcançados a criança cada vez mais conquista seu espaço e seu direito, evidenciou-se que o Ensino da Educação Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento da criança e que é tido como obrigatório por lei o ensino das creches e pré-escolas, como uma característica marcante para o desenvolvimento psicológico, intelectual e cognitivo da criança.


Palavras chave:
Educação infantil Desenvolvimento Processo de Aprendizagem.

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