O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo pesquisar a prática pedagógica desenvolvida na sala do infantil V da escola Madre Maria Villac situada no bairro Timbaúbas em Juazeiro do Norte – CE. A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2012 e partiu de inquietações sobre as práticas vivenciadas nas escolas de educação infantil. Partindo dessa problemática surgiu o desejo de pesquisar qual a contribuição dessa prática para a formação educacional, social e pessoal de seus discentes. Para tanto, realizamos estudos baseados em concepções de autores como: Marineide de Oliveira Gomes, Maristella Angotti, Maria Luiza Campos Aroeira, Ângela Fronckowiak, José Carlos Libâneo, Paulo Nunes de Almeida, entre outros. Em consequência do conhecimento das obras dos referidos autores, foi possível investigar como se deu a prática docente no Brasil e a formação de professores para essa categoria de ensino, onde recorremos ainda ao que ditam os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI à formação e a prática desses docentes, até chegarmos a análise da contemporaneidade da educação infantil no Ceará e na região do Cariri. Foi possível também organizar uma reflexão sobre o trabalho pedagógico embasado em jogos em salas de aula da educação infantil, refletindo acerca da importância das brincadeiras na rotina da criança e sua contribuição para a formação do individuo, enquanto se analisa também o papel do lúdico na formação dos professores atuantes nessa categoria de ensino. E para consolidar as ideias estabelecidas nos escritos foi possível apresentar a pesquisa de campo realizada na instituição de ensino infantil já citada, onde a partir daí pudemos concluir constatando a existência do descaso e incoerência de gestoras e professoras para com a educação infantil. Palavras Chave: Infância, Educação Infantil, Prática Docente.


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