Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo
pesquisar a prática pedagógica desenvolvida na sala do infantil V da escola
Madre Maria Villac situada no bairro Timbaúbas em Juazeiro do Norte – CE. A
pesquisa foi desenvolvida no ano de 2012 e partiu de inquietações sobre as
práticas vivenciadas nas escolas de educação infantil. Partindo dessa problemática
surgiu o desejo de pesquisar qual a contribuição dessa prática para a formação educacional,
social e pessoal de seus discentes. Para tanto, realizamos estudos baseados em concepções
de autores como: Marineide de Oliveira Gomes, Maristella Angotti, Maria Luiza Campos
Aroeira, Ângela Fronckowiak, José Carlos Libâneo, Paulo Nunes de Almeida, entre
outros. Em consequência do conhecimento das obras dos referidos autores, foi
possível investigar como se deu a prática docente no Brasil e a formação de
professores para essa categoria de ensino, onde recorremos ainda ao que ditam
os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI à
formação e a prática desses docentes, até chegarmos a análise da
contemporaneidade da educação infantil no Ceará e na região do Cariri. Foi
possível também organizar uma reflexão sobre o trabalho pedagógico embasado em
jogos em salas de aula da educação infantil, refletindo acerca da importância
das brincadeiras na rotina da criança e sua contribuição para a formação do
individuo, enquanto se analisa também o papel do lúdico na formação dos
professores atuantes nessa categoria de ensino. E para consolidar as ideias
estabelecidas nos escritos foi possível apresentar a pesquisa de campo
realizada na instituição de ensino infantil já citada, onde a partir daí pudemos
concluir constatando a existência do descaso e incoerência de gestoras e
professoras para com a educação infantil.Palavras Chave: Infância, Educação Infantil, Prática Docente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário