Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
Durante
toda a nossa história as pessoas com necessidades educacionais especiais foram
vistas como sendo diferentes, anormais, sendo submetidas a todo tipo de
humilhação. Com o passar do tempo muita coisa mudou neste cenário, conquistas
foram alcançadas principalmente no campo educacional mas, o ingresso em muitas
instituições escolares ainda continuam sendo um desafio para muitos, mesmo
levando em conta tudo que está escrito nas leis que regem a educação
especial. Esta pesquisa justifica-se
pela curiosidade de saber como se efetiva a vida escolar de pessoas com
necessidades educacionais especiais, focando os adolescentes surdos. Temos como
objetivo geral investigar o processo de inclusão de adolescentes com surdez no
ensino regular, sendo auxiliada pelos objetivos específicos nos quais
pretendemos entender o processo de inclusão escolar baseados em autores
nacionais e internacionais da área da educação especial, compreender a surdez
em seus aspectos biológicos, históricos e legais e pesquisar o processo de inclusão
para alunos com surdez na escola Ludmila Barroso no município do Crato-CE. Escolhemos como metodologia a abordagem
qualitativa o estudo de caso para coletar de dados. Utilizamos de questionários
destinados a interprete que acompanham os adolescentes. De posse dessa
entrevista procuramos analisar todas as informações nela contida para
entendermos melhor como está funcionando a escolarização dos surdos na atualidade. Constatamos que já houve um grande avanço na
educação especial, mas ainda falta muito a ser feito para que realmente sejam
de fato inclusos nas escolas.
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