Durante toda a nossa história as pessoas com necessidades educacionais especiais foram vistas como sendo diferentes, anormais, sendo submetidas a todo tipo de humilhação. Com o passar do tempo muita coisa mudou neste cenário, conquistas foram alcançadas principalmente no campo educacional mas, o ingresso em muitas instituições escolares ainda continuam sendo um desafio para muitos, mesmo levando em conta tudo que está escrito nas leis que regem a educação especial.  Esta pesquisa justifica-se pela curiosidade de saber como se efetiva a vida escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais, focando os adolescentes surdos. Temos como objetivo geral investigar o processo de inclusão de adolescentes com surdez no ensino regular, sendo auxiliada pelos objetivos específicos nos quais pretendemos entender o processo de inclusão escolar baseados em autores nacionais e internacionais da área da educação especial, compreender a surdez em seus aspectos biológicos, históricos e legais e pesquisar o processo de inclusão para alunos com surdez na escola Ludmila Barroso no município do Crato-CE.   Escolhemos como metodologia a abordagem qualitativa o estudo de caso para coletar de dados. Utilizamos de questionários destinados a interprete que acompanham os adolescentes. De posse dessa entrevista procuramos analisar todas as informações nela contida para entendermos melhor como está funcionando a escolarização dos surdos na atualidade.  Constatamos que já houve um grande avanço na educação especial, mas ainda falta muito a ser feito para que realmente sejam de fato inclusos nas escolas.             

Palavras-chave: surdez, análise e reflexão e avanços.


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