O ato de brincar faz parte da nossa vida desde os primórdios da humanidade, todavia nem sempre foi considerado como uma atividade significativa no processo educacional infantil. Ao longo da história a sua relevância vem sendo entendida e, simultaneamente, levada a sério e exigida no cotidiano escolar, até porque atualmente é bastante evidente que as atividades lúdicas têm uma imensa capacidade de favorecer a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento da criança. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo abordar uma análise acerca da importância das atividades lúdicas na educação infantil e destacar algumas atividades e brincadeiras que contribuem, efetivamente, para o desenvolvimento integral da criança, buscando assim colaborar com a educação lúdica. Para tanto, fizemos uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre este assunto, no qual analisamos o pensamento de alguns autores que contribuem para o desenvolvimento da ludicidade no campo da educação. Desta maneira, podemos compreender que as brincadeiras se constituem em um excelente meio de conduzir o desenvolvimento integral da criança, cujo educador não pode deixar de adotar.

Palavras-chave: Atividades lúdicas, Educação Infantil, Infância.

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