Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O
presente trabalho de conclusão de curso intitulado ―Brincadeiras tradicionais:
lugar e prática no currículo da Educação Infantil‖ se caracteriza como um
estudo que teve como objetivo compreender o lugar dos jogos e brincadeiras
tradicionais populares na escola de educação infantil; procurando conceituar e
caracterizar os jogos e brincadeiras enquanto atividades próprias da cultura
infantil, tendo por base as orientações curriculares oficiais e as referências
que traduzem a significação do brincar como componente pedagógico na educação
infantil, perceber como as brincadeiras e jogos tradicionais são utilizados pelos
professores no desenvolvimento do seu fazer pedagógico, assim como analisar o
espaço que tais brincadeiras ocupam no contexto da educação infantil. Como
procedimentos metodológicos a pesquisa assumiu a abordagem qualitativa, na
modalidade estudo de caso e se configurando um estudo de campo subsidiada pela
observação direta e entrevistas. Como campo de pesquisa elegeu-se uma
instituição da rede pública de ensino do município de Crato/CE centralizando-se
na turma do Infantil V. Como colaboradores figuraram a professora da turma e as
oito crianças. Como teórico aporte contou-se com os estudos de Vygotyski
(1998), Brougére (1995) e Kishimoto (1993), bem como os Referenciais
Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 1998). Os dados
coletados permitiram concluir que o espaço das brincadeiras nas instituições
muitas vezes é visto como algo pontual, apoiando-se a crença dos professores na
espontaneidade infantil além da constatação de que as brincadeiras tradicionais
ocupam pouco espaço no cotidiano. A pesquisa se mostra relevante por permitir a
discussão de elementos importantes para a compreensão da brincadeira no
currículo da Educação Infantil.
Palavras-chaves: brinquedo e brincadeira;
brincadeiras tradicionais; desenvolvimento infantil.
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