O presente trabalho tem como temática: o ensino das artes visuais na Educação Infantil: concepções e práticas docentes.Considera-se que a arte em suas diversas formas, dentre elas a música a dança, o teatro, as artes visuais e a poesia são elementos da cultura de uma sociedade e estão presentes na vida das pessoas e que a escola infantil deve perceber a arte como meio de aprendizagem e como área do conhecimento.E relevante destacar que a arte se constitui como uma experiência estética e humana e que tem seus conteúdos próprios. A justificativa da escolha do tema se deu pela necessidade de ampliar os conhecimentos teóricos acerca do assunto, bem como, abordar a arte no processo de educação infantil verificando sua contribuição para a formação humana. Teve como objetivo pesquisar para compreender e apreender os conceitos sobre o ensino das artes visuaisno contexto da Educação Infantil, bem como acompanhar aulas de artes visuais em uma creche no município de Lavras da Mangabeira – CE, tendo por base as práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 5 anos de idade.Com destaque a pesquisa teve relevância na reflexão apoiada na abordagem descrita durante todo o estudo. No que diz respeito à metodologia, esta foi desenvolvida a partir da pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, de forma descritiva com estudo qualitativo. No tocante ao referencial teórico este se realizou com base em diversos teóricos, dentre os quais se destacam:SODRÉ, 2003; MARTINS; PICOSQUE; GUERRA, 1998;BARBOSA, 2002; dentre outros.Na literatura descrita verificou-se que a contribuição teórica desses autores,convida-nos a entender que a arte está presente na vida do homem, nas suas diversas formas, seja na dança, na música, na pintura, na literatura, na arquitetura, no teatro, ou no grafite dos muros, dentre outras representações.
 Palavras-chave:
Ensino. Arte. Educação Infantil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário