Nosso blog apresenta ações, projetos e informações sobre a Educação Infantil compartilhando experiências que enriquecem o saber-fazer pedagógico promovidas em parceria com os alunos e professores do curso de Pedagogia.
O presente trabalho tem como temática: o
ensino das artes visuais na Educação Infantil: concepções e práticas docentes.Considera-se
que a arte em suas diversas formas, dentre elas a música a dança, o teatro, as
artes visuais e a poesia são elementos da cultura de uma sociedade e estão
presentes na vida das pessoas e que a escola infantil deve perceber a arte como
meio de aprendizagem e como área do conhecimento.E relevante destacar que a
arte se constitui como uma experiência estética e humana e que tem seus conteúdos
próprios. A justificativa da escolha do tema se deu pela necessidade de ampliar
os conhecimentos teóricos acerca do assunto, bem como, abordar a arte no
processo de educação infantil verificando sua contribuição para a formação
humana. Teve como objetivo pesquisar para compreender e apreender os conceitos
sobre o ensino das artes visuaisno contexto da Educação Infantil, bem como
acompanhar aulas de artes visuais em uma creche no município de Lavras da
Mangabeira – CE, tendo por base as práticas pedagógicas desenvolvidas com
crianças de 5 anos de idade.Com destaque a pesquisa teve relevância na reflexão
apoiada na abordagem descrita durante todo o estudo. No que diz respeito à
metodologia, esta foi desenvolvida a partir da pesquisa de campo e pesquisa
bibliográfica, de forma descritiva com estudo qualitativo. No tocante ao
referencial teórico este se realizou com base em diversos teóricos, dentre os
quais se destacam:SODRÉ, 2003; MARTINS;
PICOSQUE; GUERRA, 1998;BARBOSA, 2002; dentre outros.Na literatura descrita
verificou-se que a contribuição teórica desses autores,convida-nos a entender
que a arte está presente na vida do homem, nas suas diversas formas, seja na
dança, na música, na pintura, na literatura, na arquitetura, no teatro, ou no
grafite dos muros, dentre outras representações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário