O
presente trabalho tem como tema reflexões e análise sobre as aulas de arte de
uma professora de uma escola pública da cidade de Crato. Nessa perspectiva,
tivemos como objetivo investigar a prática pedagógica do professor de arte para
o processo de ensino aprendizagem dos alunos. De maneira mais específica, foi
possível observar de que forma é trabalhada a arte na sala de aula do 3ª ano da
Escola Ensino Infantil e Ensino Fundamental Círculo Operário - Professora
Edilma Fernandes Galvão Rodrigues. A pesquisa é de caráter qualitativo e cunho
informativo na perspectiva de intervir na realidade constatada. Os instrumentos
utilizados para a coleta de dados foram anotações em diário de campo,
observações em sala de aula e entrevista com a professora e alunos. Foi
possível realizar também pesquisas em livros e sites. Buscou-se embasamentos
teóricos em autores que escreveram a respeito do assunto. Dentre os autores
pesquisados destaca-se Ana Mae Barbosa (1999), (2002), Coli, Jorge(1982),
Ernest (1971), Fusari & Ferraz (2010), Martins (1988), Maura Penna (1995),
Silva (1988), entre outros. Estudou-se também a proposta geral dos Parâmetros
Curriculares Nacionais-PCN´s, em Artes. Partindo dos resultados coletados se
pode afirmar que o ensino de arte ainda é trabalhado de forma mecânica em molde
tradicional e, portanto foi possível constatar que não se percebe nos
professores o interesse para fazer com que as aulas de artes despertem nos
alunos possibilidades de construção de conhecimentos estéticos e artísticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário