O presente trabalho tem como tema reflexões e análise sobre as aulas de arte de uma professora de uma escola pública da cidade de Crato. Nessa perspectiva, tivemos como objetivo investigar a prática pedagógica do professor de arte para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. De maneira mais específica, foi possível observar de que forma é trabalhada a arte na sala de aula do 3ª ano da Escola Ensino Infantil e Ensino Fundamental Círculo Operário - Professora Edilma Fernandes Galvão Rodrigues. A pesquisa é de caráter qualitativo e cunho informativo na perspectiva de intervir na realidade constatada. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram anotações em diário de campo, observações em sala de aula e entrevista com a professora e alunos. Foi possível realizar também pesquisas em livros e sites. Buscou-se embasamentos teóricos em autores que escreveram a respeito do assunto. Dentre os autores pesquisados destaca-se Ana Mae Barbosa (1999), (2002), Coli, Jorge(1982), Ernest (1971), Fusari & Ferraz (2010), Martins (1988), Maura Penna (1995), Silva (1988), entre outros. Estudou-se também a proposta geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN´s, em Artes. Partindo dos resultados coletados se pode afirmar que o ensino de arte ainda é trabalhado de forma mecânica em molde tradicional e, portanto foi possível constatar que não se percebe nos professores o interesse para fazer com que as aulas de artes despertem nos alunos possibilidades de construção de conhecimentos estéticos e artísticos.

Palavra-Chave Prática-pedagógica ensino de artes. 

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