O presente trabalho tem
como objetivo geral demonstrar a importância da Arte visual na Educação
Infantil, demonstrando o histórico sobre arte e educação no Brasil, as
propostas das RCNEIs. E pretende provocar uma análise e reflexão a respeito das
tendências pedagógicas, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios
que vem sendo progressivamente defendidos em documentos nacionais., a respeito
do Ensino de artes visuais na educação Infantil, sua importância no
desenvolvimento geral da criança e sua relação com aprendizagem. O estudo segue
como referenciais metodológicos, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa
documental. Assim o desenvolvimento da pesquisa consistiu na leitura dos livros
e trabalhos publicados de, Barbosa(1994), Bertello (2004), Libâneo (1989),
Luckesi (1993), Ferraz e Fusari (1993), entre outros. Portanto, pôde-se
refletir sobre o enfoque e a importância das artes visuais na educação
infantil, utilizando-se de textos de diferentes autores. Assim foi possível
organizar e rever a conceituação de arte e de arte visuais, a importância nos
dias atuais no ensino de artes no Brasil, em particular, a importância do
ensino das artes visuais na educação infantil. Destacando a relação entre as
Artes Visuais professor aluno e a escola, vislumbrando as possibilidades de uma
ação interdisciplinar destinada a oportunizar, às crianças, as condições de que
necessitam para se desenvolverem, de modo saudável e seguro, preparando-se
adequadamente para a vivência da futura cidadania.
Palavras – chaves:
Educação Infantil. Artes visuais. Ensino da Arte.
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