O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise do livro didático pedagógico que foi adotado pela Secretaria de Educação para ser utilizado do 1° ao 5º ano do ensino fundamental nas escolas da rede Municipal do Crato – CE para dar suporte ao ensino da história e cultura africana e afrodescendente. Para a elaboração desta pesquisa nos apropriamos como metodologia de um levantamento bibliográfico com o intuito de entender e aprofundar o conhecimento da temática. E também pesquisa documental para fazer uma análise nos livros didáticos que são fornecidos para as escolas da rede municipal com o fim de verificar se o mesmo está condizente com a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas instituições de ensino. Desse modo, nossos principais interlocutores teóricos foram Silva (2013), Ribeiro (1997), Pereira (2008), Munanga (2014), Muller (2012), Oliveira (1997), Damião (2007), dentre outros. Este trabalho tem a finalidade contribuir para a disseminação e reflexão da história e cultura afrodescendente dentro do contexto das fontes de conhecimentos, que são utilizados para transmitir informações para os educandos do ensino fundamental e se os mesmos propiciam um resgate cultural, facilitando as relações, reconhecendo os conflitos integrantes ao tema de uma forma crítica e reflexiva.


Palavras-chave: Currículo, Educação, Livro Didático.

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