O presente estudo
tem como objetivo fazer uma análise do livro didático pedagógico que foi
adotado pela Secretaria de Educação para ser utilizado do 1° ao 5º ano do
ensino fundamental nas escolas da rede Municipal do Crato – CE para dar suporte
ao ensino da história e cultura africana e afrodescendente. Para a elaboração
desta pesquisa nos apropriamos como metodologia de um levantamento
bibliográfico com o intuito de entender e aprofundar o conhecimento da
temática. E também pesquisa documental para fazer uma análise nos livros
didáticos que são fornecidos para as escolas da rede municipal com o fim de
verificar se o mesmo está condizente com a Lei 10.639/03 que torna obrigatório
o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas instituições de
ensino. Desse modo, nossos principais interlocutores teóricos foram Silva
(2013), Ribeiro (1997), Pereira (2008), Munanga (2014), Muller (2012), Oliveira
(1997), Damião (2007), dentre outros. Este trabalho tem a finalidade contribuir
para a disseminação e reflexão da história e cultura afrodescendente dentro do
contexto das fontes de conhecimentos, que são utilizados para transmitir
informações para os educandos do ensino fundamental e se os mesmos propiciam um
resgate cultural, facilitando as relações, reconhecendo os conflitos
integrantes ao tema de uma forma crítica e reflexiva.
Palavras-chave:
Currículo,
Educação, Livro Didático.
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