A relação entre teoria e prática na formação inicial é um fator de
grande relevância para a construção da identidade docente. A partir desta
constatação, surgiu o interesse em pesquisar sobre a contribuição do PIBID do
curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA no tocante aos
subsídios oferecidos pelo programa e que são necessários para uma formação
docente de qualidade. Para a realização deste trabalho, adotamos a abordagem
metodológica qualitativa, realizando uma pesquisa bibliográfica sobre a relação
teórico/prática na formação docente. Fizemos, ainda, um relato de experiência
sobre as vivências enquanto bolsista do programa. Como instrumento de coleta de
dados, utilizamos a entrevista, que foi aplicada à ex-alunas do curso de
Pedagogia que participaram do PIBID. O objeto deste momento foi compreender os
possíveis impactos do programa na formação inicial docente. Por fim,
consideramos que são muitas as contribuições relacionadas ao processo
formativo, proporcionadas pelo programa aos egressos que dele participaram.
Constatamos também que o PIBID é visto como eixo articulador da relação
teórico/prática, por permitir o contato com a realidade escolar ainda no
processo de formação.
Palavras- chave: Curso de Pedagogia. PIBID. Formação docente. Relação
Teórico/Prática.
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