A relação entre teoria e prática na formação inicial é um fator de grande relevância para a construção da identidade docente. A partir desta constatação, surgiu o interesse em pesquisar sobre a contribuição do PIBID do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA no tocante aos subsídios oferecidos pelo programa e que são necessários para uma formação docente de qualidade. Para a realização deste trabalho, adotamos a abordagem metodológica qualitativa, realizando uma pesquisa bibliográfica sobre a relação teórico/prática na formação docente. Fizemos, ainda, um relato de experiência sobre as vivências enquanto bolsista do programa. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista, que foi aplicada à ex-alunas do curso de Pedagogia que participaram do PIBID. O objeto deste momento foi compreender os possíveis impactos do programa na formação inicial docente. Por fim, consideramos que são muitas as contribuições relacionadas ao processo formativo, proporcionadas pelo programa aos egressos que dele participaram. Constatamos também que o PIBID é visto como eixo articulador da relação teórico/prática, por permitir o contato com a realidade escolar ainda no processo de formação.


Palavras- chave: Curso de Pedagogia. PIBID. Formação docente. Relação Teórico/Prática.

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