Esse trabalho tem como objetivo central analisar, o cotidiano da pré-escola, em especial a influência das brincadeiras infantis na construção de identidades de gênero das crianças. Esse estudo teve como apoio teórico diversos autores tais como: Araújo e Esmeraldo (2014), Brasil (2012), Louro (1997), Beauvoir (1993), Kshimoto (2008), Friedmann (2012), dentre outros, que tratam do tema em questão. Do ponto de vista metodológico optou-se pela pesquisa bibliográfica e também pela pesquisa de campo, realizada em uma Escola Pública do município de Altaneira-CE. Selecionamos o espaço da recreação para realizar as observações, tendo em vista o objeto de estudo serem as brincadeiras infantis. Também foi realizada entrevista com a educadora responsável pela recreação. De acordo com a análise dessa pesquisa, compreendemos que as brincadeiras infantis interferem na construção das identidades de gênero, quando se separa as brincadeiras de meninos e meninas reforçando estereótipos de masculinidade e feminilidade, além de possibilitar reflexão sobre as discriminações de brincadeiras com base no sexo biológico ocasionando distinções e consequentemente desigualdades.

Palavras – chave: Educação infantil. Brincadeiras infantis. Identidade de gênero.


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