Esse trabalho tem como objetivo central
analisar, o cotidiano da pré-escola, em especial a influência das brincadeiras
infantis na construção de identidades de gênero das crianças. Esse estudo teve
como apoio teórico diversos autores tais como: Araújo e Esmeraldo (2014),
Brasil (2012), Louro (1997), Beauvoir (1993), Kshimoto (2008), Friedmann
(2012), dentre outros, que tratam do tema em questão. Do ponto de vista
metodológico optou-se pela pesquisa bibliográfica e também pela pesquisa de
campo, realizada em uma Escola Pública do município de Altaneira-CE. Selecionamos
o espaço da recreação para realizar as observações, tendo em vista o objeto de
estudo serem as brincadeiras infantis. Também foi realizada entrevista com a
educadora responsável pela recreação. De acordo com a análise dessa pesquisa,
compreendemos que as brincadeiras infantis interferem na construção das
identidades de gênero, quando se separa as brincadeiras de meninos e meninas
reforçando estereótipos de masculinidade e feminilidade, além de possibilitar
reflexão sobre as discriminações de brincadeiras com base no sexo biológico
ocasionando distinções e consequentemente desigualdades.
Palavras – chave: Educação infantil.
Brincadeiras infantis. Identidade de gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário