Esta pesquisa foi sobre a importância da participação dos pais no processo de aprendizagem na educação infantil. As análises feitas neste trabalho têm como objetivo analisar a importância da participação da família na escola, como parceiros e colaboradores no processo de aprendizagem na educação infantil. Nesse sentido, nos propomos a investigar como objetivos específicos: a participação da família no processo de desenvolvimento e da aprendizagem na educação infantil; compreender a importância do diálogo entre família e escola; além de analisar as estratégias adotadas na educação para incentivar a participação e a interação das famílias na aprendizagem na educação infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado por meio da pesquisa de campo, que vem possibilitando compreender não apenas a relação família e escola, mas ajudando a desvelar dificuldades enfrentadas pela escola, professores e pais de alunos da educação infantil. Para tanto, coletamos os dados na forma de questionários. Esse trabalho se estruturou da seguinte forma: no primeiro capítulo, respaldamos o conceito de família e seu papel no desenvolvimento afetivo e social, conforme as mudanças e responsabilidades delegadas à família dentro do seu contexto histórico, social e cultural, fundamentado nas leituras dos seguintes autores: Alves (1999), Danda Prado (1981), Pinto (1999), Oliveira (1999) e Lobo (1997). No segundo, apresentamos as fases no processo de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil, segundo a perspectiva de Piaget (1986), Vygotsky (1989) e Wallon (1993). No terceiro capítulo, tratamos a legislação para a educação infantil no Brasil: considerações sobre as famílias, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil - RCNEI (1998). Por fim, no quarto e último capitulo, exibimos a metodologia, análise dos dados e os resultados obtidos da pesquisa de campo realizada na escola pública localizada no município de Crato - CE. Todos esses autores são tomados como referências fundamentais, alicerçando as discussões sobre educação e família. Assim, nos resultados obtidos através da pesquisa identificou-se essa importância da interação entre família e escola para a construção do desenvolvimento e aprendizagem da criança. Com os dados colhidos e analisados pode-se afirmar que a presença dos pais na vida escolar do filho é indispensável, pois esta relação intrínseca entre família e escola é o que direciona as escolhas dos alunos para o sucesso. Podemos identificar que o diálogo nesta perspectiva é um dos instrumentos fundamentais na construção de uma relação afetiva e sólida entre família e escola. Nesse contexto, nota-se o interesse e ideias que motivam a aproximar a família no contexto escolar, ultrapassando os limites e dificuldades que muita das vezes impossibilita a realização dos projetos e programação realizada pela gestão escolar. Dessa forma, os resultados obtidos através da pesquisa consolidaram os objetivos propostos, mostrando que o êxito escolar na vida da criança depende da interação família e escola.


Palavras-chave: Família, Escola, Aprendizagem, Educação Infantil.

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