Eneagrama, arte milenar, tipologia conhecida como estudo do autoconhecimento da personalidade. Conhecimento é um fator importante no âmbito de todo profissional, sendo que neste caso consistem para vários conceitos adquiridos ou, a saber, interpretar ao longo da vida. Sabemos que o Pedagogo assumindo o exercício educacional está sujeito, a serem exemplos educativos em seu trabalho. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa com entrevistas para mostrar a experiências com estudantes de Pedagogia com a teoria do eneagrama, Identificar a importância do autoconhecimento através do eneagrama para a formação em pedagogia. Com os principais autores que auxiliam como; Naranjo (2005), Rohr (2013), Jung (2012) dentre outros. E descrever a importância dos estudos de Psicanálise para a educação, relatar a pesquisa de campo sobre as experiências vividas por seis estudantes que conheceram a teoria do eneagrama. Portanto, para chegarmos à organização usamos a abordagem qualitativa com a finalidade de melhor compreender a realidade do tema pesquisado, que foi através de estudantes de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri URCA, Localizado em Crato-CE. Fizemos uso de técnica de categorização para avaliar os dados coletados da pesquisa de campo. No entanto, podemos concluir a pesquisa tem visão dialética que o ciclo da pesquisa não se fecha, pois toda pesquisa produz conhecimento e geram indagações, novas investigações podem ser feitas.


Palavras-chaves: Eneagrama; Autoconhecimento; Experiência; Formação.

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