Eneagrama, arte milenar, tipologia conhecida como estudo do
autoconhecimento da personalidade. Conhecimento é um fator importante no âmbito
de todo profissional, sendo que neste caso consistem para vários conceitos
adquiridos ou, a saber, interpretar ao longo da vida. Sabemos que o Pedagogo
assumindo o exercício educacional está sujeito, a serem exemplos educativos em
seu trabalho. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma
pesquisa com entrevistas para mostrar a experiências com estudantes de
Pedagogia com a teoria do eneagrama, Identificar a importância do
autoconhecimento através do eneagrama para a formação em pedagogia. Com os
principais autores que auxiliam como; Naranjo (2005), Rohr (2013), Jung (2012)
dentre outros. E descrever a importância dos estudos de Psicanálise para a
educação, relatar a pesquisa de campo sobre as experiências vividas por seis
estudantes que conheceram a teoria do eneagrama. Portanto, para chegarmos à
organização usamos a abordagem qualitativa com a finalidade de melhor
compreender a realidade do tema pesquisado, que foi através de estudantes de
Pedagogia da Universidade Regional do Cariri URCA, Localizado em Crato-CE.
Fizemos uso de técnica de categorização para avaliar os dados coletados da pesquisa
de campo. No entanto, podemos concluir a pesquisa tem visão dialética que o
ciclo da pesquisa não se fecha, pois toda pesquisa produz conhecimento e geram
indagações, novas investigações podem ser feitas.
Palavras-chaves: Eneagrama;
Autoconhecimento; Experiência; Formação.
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