No âmbito educacional o processo de avaliar o aluno deve proporcionar prazer, envolvimento e acolhimento. Para o professor é necessário ser uma prática contínua que gere reflexões e questionamentos. Esse estudo teve como objetivo geral compreender a concepção teórica e prática da avaliação da aprendizagem no ensino fundamental I nas escolas públicas municipais urbanas do município de Barbalha-Ce. Nos objetivos específicos analisar a história da avaliação educacional, descrever os conceitos de avaliação no processo de ensino aprendizagem e identificar as práticas avaliativas utilizadas pelos professores. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com a análise e estudo dos teóricos acerca da temática e posteriormente uma pesquisa de campo que aconteceu nas 7 escolas públicas municipais urbanas e os sujeitos constitui-se de 7 núcleos gestores e 16 professores que lecionam no 5º ano. Para a coleta e análise dos dados, aplicamos questionários fechados com 11 perguntas. Os resultados demonstram que os professores entendem que a avaliação apresentada na escola é um instrumento indispensável que contribui para aprendizagem do aluno. Verificamos também, que a concepção da avaliação ainda encontra-se relacionada com os termos aprovação e reprovação. Sobre as práticas avaliativas podemos verificar que a avaliação acontece de forma individual, desta maneira possibilita aproximação entre professor e aluno. Os professores já realizam a avaliação com a função processual, mesmo tendo a função somativa. Concluímos que os professores na sua superioridade já se encontram em um processo de conscientização e verdadeiramente comprometidos com a ação pedagógica e a qualidade da aprendizagem do aluno.


Palavras-Chave: Avaliação da Aprendizagem; Ensino Fundamental; Práticas avaliativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário