No âmbito educacional o processo de
avaliar o aluno deve proporcionar prazer, envolvimento e acolhimento. Para o
professor é necessário ser uma prática contínua que gere reflexões e
questionamentos. Esse estudo teve como objetivo geral compreender a concepção
teórica e prática da avaliação da aprendizagem no ensino fundamental I nas
escolas públicas municipais urbanas do município de Barbalha-Ce. Nos objetivos
específicos analisar a história da avaliação educacional, descrever os
conceitos de avaliação no processo de ensino aprendizagem e identificar as
práticas avaliativas utilizadas pelos professores. Inicialmente foi realizada
uma pesquisa bibliográfica, com a análise e estudo dos teóricos acerca da
temática e posteriormente uma pesquisa de campo que aconteceu nas 7 escolas
públicas municipais urbanas e os sujeitos constitui-se de 7 núcleos gestores e
16 professores que lecionam no 5º ano. Para a coleta e análise dos dados, aplicamos
questionários fechados com 11 perguntas. Os resultados demonstram que os
professores entendem que a avaliação apresentada na escola é um instrumento
indispensável que contribui para aprendizagem do aluno. Verificamos também, que
a concepção da avaliação ainda encontra-se relacionada com os termos aprovação
e reprovação. Sobre as práticas avaliativas podemos verificar que a avaliação
acontece de forma individual, desta maneira possibilita aproximação entre
professor e aluno. Os professores já realizam a avaliação com a função
processual, mesmo tendo a função somativa. Concluímos que os professores na sua
superioridade já se encontram em um processo de conscientização e
verdadeiramente comprometidos com a ação pedagógica e a qualidade da
aprendizagem do aluno.
Palavras-Chave: Avaliação
da Aprendizagem; Ensino Fundamental; Práticas avaliativas.
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