O presente
trabalho de conclusão de curso discute a questão da relação entre afetividade e
desenvolvimento no âmbito da educação infantil. Teve como objetivo compreender
a importância da afetividade no contexto educacional e no comportamento
infantil. Para tanto elaboramos o seguinte problema de pesquisa: Qual a
influência do afeto na relação professor e aluno para o desenvolvimento
infantil? Na perspectiva de facilitar a solução do problema levantado,
formulamos a hipótese inicial de que a afetividade teria relação no processo de
desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Quanto ao método empregado
para a resolução do problema, utilizamos a pesquisa bibliográfica numa abordagem
qualitativa. O tipo de pesquisa é a fenomenológica descritiva, de natureza
básica, no intuito de compreender esta temática no interior da educação
infantil, utilizando-se de materiais teóricos que abordavam sobre o assunto.
Concluímos que, a boa relação entre o professor e o aluno reflete nos aspectos
cognitivos e emocionais da criança, sendo necessário tanto para o bom trabalho
do educador como para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos. As
relações afetivas são primordiais para o desenvolvimento de crianças saudáveis
e felizes.
Palavras-chave:
Educação
Infantil. Afetividade. Desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário