O presente trabalho de conclusão de curso discute a questão da relação entre afetividade e desenvolvimento no âmbito da educação infantil. Teve como objetivo compreender a importância da afetividade no contexto educacional e no comportamento infantil. Para tanto elaboramos o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência do afeto na relação professor e aluno para o desenvolvimento infantil? Na perspectiva de facilitar a solução do problema levantado, formulamos a hipótese inicial de que a afetividade teria relação no processo de desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Quanto ao método empregado para a resolução do problema, utilizamos a pesquisa bibliográfica numa abordagem qualitativa. O tipo de pesquisa é a fenomenológica descritiva, de natureza básica, no intuito de compreender esta temática no interior da educação infantil, utilizando-se de materiais teóricos que abordavam sobre o assunto. Concluímos que, a boa relação entre o professor e o aluno reflete nos aspectos cognitivos e emocionais da criança, sendo necessário tanto para o bom trabalho do educador como para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos. As relações afetivas são primordiais para o desenvolvimento de crianças saudáveis e felizes.


Palavras-chave: Educação Infantil. Afetividade. Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário