O presente estudo busca compreender, através de uma revisão
bibliográfica, as contribuições do Eneagrama para a prática docente. Durante o
período acadêmico no curso de pedagogia muito se estuda sobre práticas
pedagógicas para melhor desenvolver a aprendizagem do educando. Todas as
didáticas e teorias são fundamentais para educador em sua prática docente, no
entanto, para educar os outros é preciso primeiro educar a si mesmo. Isso se
refere a um trabalho que implica à mudanças de hábitos. Uma pessoa que tem um
comportamento pessimista, achando que sempre algo poderá dar errado, precisa se
educar e acreditar em suas potencialidades. O mesmo vale para aquele que deseja
conquistar seus objetivos através do autoritarismo, precisa se auto trabalhar
para desenvolver metas por meio da cooperação. Por isso, construímos um estudo
que aponta o autoconhecimento na tentativa de oferecer ao professor melhor condições
para auxiliar o discente em sua aprendizagem. Procuramos desenvolver no
decorrer desse estudo uma pequena análise da construção da personalidade.
Apresentamos o Eneagrama como ferramenta de autoconhecimento, bem como sua
origem, classificação dos três tipos de inteligências: Emocional, Racional e
Prática e descrevemos ainda cada tipologia. Expusemos práticas pedagógicas
propondo um modelo inovador em que o professor não é exclusivamente um
transmissor de conteúdos, como também o aluno não é receptor passivo dos
mesmos.
Palavras-chave: Eneagrama.
Autoconhecimento. Professor. Aluno. Aprendizagem. Práticas Pedagógicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário