O desenvolvimento
desta pesquisa envolve a questão da constituição da identidade na infância a
partir do modo como a família, primeira instância socializadora, influencia
nesse processo. Considera-se como referência a visão sócia histórica da criança
e da família. Para que tal objetivo fosse alcançado, desenvolveu-se uma
pesquisa bibliográfica a partir de artigos científicos, dissertações, e obras
de autores como Vigotsky (1995) e Wallon (1975), Leontiev (1988), Berger e
Luckman (1985) além de seus comentadores, a saber, Xavier, Parente e Bastos
(2004). A constatação de pouca literatura sobre o assunto demonstrou que a
análise deste tema tem sido pouco estudada no Brasil, o que justifica a
necessidade de estudos acerca das temáticas como identidade, família e infância
a fim de aprofundar a compreensão sobre a relação entre elas e verticalizar a
pesquisa. No decorrer do desenvolvimento desta pesquisa foi possível concluir
que novos elementos sobre a constituição familiar exercem influência no
processo de construção da identidade da criança, processo esse que deve ser
sistematicamente estudado no campo da Pedagogia e Psicologia, uma vez que a
família, em função evolução tecnológica, vem perdendo sua identidade,
considerando a concepção desta ser a primeira unidade social vivenciada pela criança.
Palavras-chave:
Identidade.
Família. Infância
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