O presente
trabalho voltado para o estudo das cantigas e brincadeiras de roda enquanto
importante manifestação da cultura tradicional teve como objetivo entender como
as cantigas e brincadeiras de roda são trabalhadas pelos professores na
educação infantil, relacionando-a com o repertório de outras músicas e
brincadeiras que têm sido vivenciadas no cotidiano das crianças em fase
pré-escolar. Na constituição das abordagens foram utilizamos como referencial
teórico, autores que discutem as cantigas e brincadeiras de roda como
atividades complementar ao processo de desenvolvimento infantil, a saber:
Loureiro (2003), Brito (2003), Ferreira (1997) e o RCNEI (1998), entre outros.
Na definição dos procedimentos metodológicos tratou-se de um estudo de caso
subsidiado pela pesquisa bibliográfica e de campo tendo-se como instrumentos de
coleta de dados a observação e a entrevista. Como resultado constatou-se que a
presença das brincadeiras e cantigas de roda no contexto das práticas
pedagógicas da instituição se mostra muito tímida, cedendo lugar a outros tipos
de atividades e que o papel do professor trona-se fundamental ma mediação entre
os pequenos e as práticas lúdicas, cabendo a este oferecer oportunidades para
os contatos e a manifestação deste repertório no interior das instituições.
Palavras-chaves:
Cantigas de roda; Música; Educação Infantil; Desenvolvimento Infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário