A presente pesquisa desenvolvida neste trabalho vêm relatar como alfabetização e letramento são processo que se conceituam distintamente. A alfabetização como a técnica em decifrar os códigos alfabéticos e o letramento como a familiarização no mundo da leitura. A ação de alfabetizar requer muita leitura por parte do professor para fundamentar sua prática, para que este não se prenda ao método tradicional com a memorização das famílias silábicas e ao método das cartilhas. A pesquisa deste trabalho foi realizada com duas professoras de escolas publicas, do 1º ano do ensino fundamental, com o objetivo de compreender as dificuldades na leitura e escrita dos alunos de uma turma de 1º ano do ensino fundamental de uma escola publica, da cidade do Crato, no Estado do Ceará. Esta pesquisa de campo é de abordagem qualitativa, fundamentada pelo estudo bibliográfico no tema sobre leitura e escrita. Orientada sobre os estudos de Ferreiro, Kramer, Franchi, Martins e outros.


Palavras – chaves: alfabetização; leitura; escrita; aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário