A presente pesquisa desenvolvida
neste trabalho vêm relatar como alfabetização e letramento são processo que se
conceituam distintamente. A alfabetização como a técnica em decifrar os códigos
alfabéticos e o letramento como a familiarização no mundo da leitura. A ação de
alfabetizar requer muita leitura por parte do professor para fundamentar sua
prática, para que este não se prenda ao método tradicional com a memorização
das famílias silábicas e ao método das cartilhas. A pesquisa deste trabalho foi
realizada com duas professoras de escolas publicas, do 1º ano do ensino fundamental,
com o objetivo de compreender as dificuldades na leitura e escrita dos alunos
de uma turma de 1º ano do ensino fundamental de uma escola publica, da cidade
do Crato, no Estado do Ceará. Esta pesquisa de campo é de abordagem
qualitativa, fundamentada pelo estudo bibliográfico no tema sobre leitura e
escrita. Orientada sobre os estudos de Ferreiro, Kramer, Franchi, Martins e
outros.
Palavras – chaves: alfabetização;
leitura; escrita; aprendizado.
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