Essa
pesquisa teve como objetivo refletir o papel do Estágio Supervisionado em
Educação Infantil, na concepção dos alunos do VI semestre do curso de Pedagogia
da URCA, turno manhã ano 2013. 2. Sabemos que o Estágio Curricular representa
um importante componente da formação do professor através do qual se efetiva o
princípio da unicidade entre teoria e prática amparada pela ação reflexiva.
Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo configurando-se como um estudo de
caso apoiado pela pesquisa de campo e que contou como instrumentos de coleta de
dados a aplicação de questionário a oito alunos que no momento da pesquisa
encontravam-se cursando o IX semestre em 2014.2. Na configuração metodológica,
figurou a pesquisa bibliográfica a qual possibilitou a constituição da
fundamentação teórica. No tratamento dos dados, optamos pela categorização e
análise de conteúdo. Como referencial, elencamos os estudos de Anjos (2012),
Barreiros (2006), Buriolla (2009), Carvalho (2007), Gomes (2009), Oliveira
(2008), Piconez (2010), Pimenta e Lima (2002). A pesquisa revelou que a
possibilidade de contato com a realidade das escolas e a oportunidade de experimentação
de vivências com o mundo infantil se afirmam como motivos que caracterizam a
importância concedida ao Estágio pelos estagiários. A pertinência desse estudo
está em tomar a voz dos alunos e apresentar constatações importantes para a
discussão que, neste momento se faz em torno da reestruturação do currículo do
Curso de Pedagogia da URCA.
Palavras – chave: Estágio Supervisionado em
Educação Infantil, Curso de Pedagogia, Formação de Professores, Teoria-Prática.
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